Metade dos comandantes do Hezbollah no Líbano foram eliminados, diz Israel

Ministro da Defesa de Israel fez a afirmação no X, após a imprensa noticiar um ataque em 40 locais estratégicos no Líbano

Equipe InfoMoney

Publicidade

O exército israelense disse que atingiu cerca de 40 locais ligados ao Hezbollah no sul do Líbano nesta quarta-feira (24). Segundo as Forças de Defesa de Israel, foram atingidas instalações de armazenamento, armamento e “alvos adicionais usados pelo Hezbollah” na área de Ayta ash Shab.

“Metade dos comandantes do Hezbollah no sul do Líbano foram eliminados, a outra metade está escondida”, afirmou o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, em uma postagem no X, nesta quarta.

Segundo ele, o exército de Israel mantém “esforços operacionais constantes para remover as forças do Hezbollah da área fronteiriça”. Este último ataque teria sido mais intenso do que os mais recentes de Israel contra o grupo apoiado pelo Irã.

Não houve resposta imediata do Hezbollah.

O Hezbollah é a milícia mais poderosa do Oriente Médio e estima-se que tenha mais de 100 mil combatentes, muitos dos quais estão situados perto da fronteira com Israel. O grupo também tem um arsenal de mísseis e outras armas muito maior e mais sofisticado do que o Hamas.

Os dois lados têm trocado tiros entre as fronteiras quase diariamente desde que a guerra entre Israel e o Hamas eclodiu em outubro. Até agora, essas trocas não se transformaram em um conflito total, embora muitos políticos israelenses e libaneses tenham alertado para o risco desse resultado.

Continua depois da publicidade

Assim como o Hamas, o Hezbollah é considerado uma organização terrorista pelos EUA.

(Com agências internacionais)