Mãe de Alexei Navalny faz apelo a Putin para liberar corpo do filho

Lyudmila Navalnaya fez um vídeo em meio à neve em frente à colônia penal onde o filho cumpria pena; a viúva Yulia Navalnaya também pediu que ele seja enterrado com dignidade, para que as pessoas possam se despedir

Reuters

Alexei Navalny , durante protesto em Moscou (Reuters/Denis Sinyakov)
Alexei Navalny , durante protesto em Moscou (Reuters/Denis Sinyakov)

Publicidade

Lyudmila Navalnaya, mãe de Alexei Navalny, líder da oposição ao governo de Vladimir Putin que morreu numa afastada prisão russa na região do Ártico na semana passada, implorou nesta terça-feira (20) que o líder russo entregue o corpo de seu filho para que ela possa enterrá-lo com dignidade.

Num um vídeo feito em frente à prisão e vestida de preto, ela reclamou que nem mesmo sabia onde estava o cadáver de seu filho e exigiu que Putin desse ordem para liberá-lo.

“Pelo quinto dia, não consigo vê-lo, eles não me entregam o corpo e nem me dizem onde ele está”, disse Navalnaya na mensagem transmitida pelo canal Navalny LIVE no YouTube e que foi retransmitida na conta do X da viúva de Navalny, Yulia Navalnaya.

“Apelo a você, Vladimir Putin. A resolução desta questão depende apenas de você. Deixe-me finalmente ver meu filho. Exijo que o corpo de Alexei seja libertado imediatamente para que eu possa enterrá-lo humanamente, apelou a mãe do ativista morto. Ela também enviou uma carta oficial a Putin com a mesma exigência.

Segundo as informações oficiais, Navalny, de 47 anos, ficou inconsciente e morreu repentinamente na sexta-feira (16), após uma caminhada na colônia penal “Lobo Polar”, onde cumpria pena de três décadas.

Segundo a Reuters, os aliados de Navalny citaram um investigador russo dizendo que as autoridades precisam de pelo menos 14 dias para realizar vários testes químicos em seu corpo e, portanto, não podem entregar seu cadáver ainda.

Continua depois da publicidade

Pela rede X, Yulia, que ontem confirmou que vai assumir o papel que cabia a Alexei na oposição, redobrou os pedidos da sogra. “Não me importa como o secretário de imprensa do ‘assassino’ comente minhas palavras. Devolva o corpo de Alexei e deixe-o ser enterrado com dignidade, não impeça as pessoas de se despedirem dele.

A conta dela tinha suspensa após o anúncio de ontem, mas foi retomada após um onda de indignação na rede.