Kamala pode anunciar candidato a vice na 2ª, antes de viajar por estados cruciais

A decisão de alto risco sobre quem concorrerá com Kamala assumiu o centro das atenções desde que ela se tornou a cabeça de chapa democrata para a eleição de 5 de novembro

Reuters

Vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Presidência, Kamala Harris
25/07/2024
REUTERS/Kaylee Greenlee Beal
Vice-presidente dos EUA e candidata democrata à Presidência, Kamala Harris 25/07/2024 REUTERS/Kaylee Greenlee Beal

Publicidade

(Reuters) – A vice-presidente dos EUA Kamala Harris pode anunciar sua escolha para vice-presidente já na segunda-feira, antes de embarcar em uma viagem por vários Estados com seu novo companheiro de chapa na próxima semana, disseram duas fontes familiarizadas com o planejamento nesta terça-feira.
A decisão de alto risco sobre quem concorrerá com Kamala assumiu o centro das atenções desde que ela se tornou a cabeça de chapa democrata para a eleição de 5 de novembro, depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, desistiu de sua candidatura à Casa Branca há pouco mais de uma semana.
Kamala anunciará a escolha de seu vice antes da viagem por Estados que podem mudar para republicanos ou democratas em novembro, disse uma das fontes.
A equipe de campanha de Kamala não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
A pequena lista de candidatos em consideração inclui o governador do Kentucky, Andy Beshear, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, o senador Mark Kelly, do Arizona, o governador de Minnesota, Tim Walz, e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
Na segunda-feira, o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, e a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, indicaram que estavam fora da disputa pelo cargo de vice-presidente.
Alguns Estados dos EUA, geralmente chamados de campos de batalha, decidiram a eleição presidencial nos últimos anos, incluindo Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
“Não há data confirmada para que a vice-presidente Harris anuncie seu companheiro de chapa”, disse um porta-voz da campanha à Reuters.
Normalmente, as campanhas começam a pensar na escolha do vice-presidente após o término das primárias, o que lhes dá meses para examinar os candidatos e tomar uma decisão sobre com quem o candidato se identifica melhor pessoal e politicamente.
Kamala está sendo forçada a selecionar seu companheiro de chapa em um prazo muito apertado. Ela tem um prazo de 7 de agosto estabelecido pelo Comitê Nacional Democrata, mas a decisão deve ser tomada antes, de acordo com as fontes.