Kamala Harris usou brincos com “ponto” no debate? Entenda a polêmica

Grupos de apoiadores do ex-presidente Donald Trump alimentaram boato de que a adversária recebeu informações por áudio no debate; acusação foi desmentida por sites de checagem

Equipe InfoMoney

Pessoas em Nova York acompanham debate entre Trump e Kamala - 10/09/2024 (Foto: Adam Gray/Reuters)
Pessoas em Nova York acompanham debate entre Trump e Kamala - 10/09/2024 (Foto: Adam Gray/Reuters)

Publicidade

Kamala Harris usou fones de ouvido de alta tecnologia disfarçados como brincos durante o debate desta semana com Donald Trump? Essa alegação de uso de vantagem ilícita na disputa  ganhou força em grupos de apoiadores do ex-presidente e ganhou maiores proporções nas redes sociais ligados ao movimento MAGA (“Make America Great Again”) do candidato.

Segundo essas suposições, os brincos de pérolas que a vice-presidente usou seriam similares ao modelo com dispositivo Bluetooth NOVA H1, fabricado pela Icebach Sound Solutions. A teoria é que a candidata teria usado o aparelho para receber informações de assessores em tempo real durante o debate transmitido pela ABC News na Filadélfia.

Mas os desmentidos sobre a fake News também foram rápidos. Sites de checagem de fatos como o Polifact mostraram que Harris estava usando um par dourado de brincos duplos de pérola da Tiffany, o mesmo que ela tem usado regularmente nos últimos anos, como durante sua aparição no concerto Juneteenth, em 2023 da Casa Branca.

Além disso,  o blog  What Kamala Wore, mantido pela jornalista Susan E. Kelley e que cobre as escolhas de moda e estilo da vice-presidente criticou essa nova narrativa. “Houve uma narrativa bizarra sendo divulgada ontem à noite, alegando que a vice-presidente usava brincos com um receptor de áudio”, escreveu Kelley. “Estou confortável em afirmar que claramente não foi o caso; estes são os mesmos brincos Tiffany que ela usa há meses.”

Quem pareceu se divertir com a polêmica foi Malte Iversen, diretor administrativo da Icebach. “Não sabemos se a Sra. Harris usava um de nossos produtos. A semelhança é impressionante e, embora nosso produto não tenha sido desenvolvido especificamente para uso em debates presidenciais, ele é adequado para isso”, afirmou.

“Para garantir condições equitativas para ambos os candidatos, estamos atualmente desenvolvendo uma versão masculina e, em breve, poderemos oferecê-la à campanha de Trump. A escolha da cor é um pouco desafiadora, pois o laranja não combina bem com muitas cores.”