Kamala Harris usou brincos com “ponto” no debate? Entenda a polêmica

Grupos de apoiadores do ex-presidente Donald Trump alimentaram boato de que a adversária recebeu informações por áudio no debate; acusação foi desmentida por sites de checagem

Equipe InfoMoney

Pessoas em Nova York acompanham debate entre Trump e Kamala - 10/09/2024 (Foto: Adam Gray/Reuters)
Pessoas em Nova York acompanham debate entre Trump e Kamala - 10/09/2024 (Foto: Adam Gray/Reuters)

Publicidade

Kamala Harris usou fones de ouvido de alta tecnologia disfarçados como brincos durante o debate desta semana com Donald Trump? Essa alegação de uso de vantagem ilícita na disputa  ganhou força em grupos de apoiadores do ex-presidente e ganhou maiores proporções nas redes sociais ligados ao movimento MAGA (“Make America Great Again”) do candidato.

Segundo essas suposições, os brincos de pérolas que a vice-presidente usou seriam similares ao modelo com dispositivo Bluetooth NOVA H1, fabricado pela Icebach Sound Solutions. A teoria é que a candidata teria usado o aparelho para receber informações de assessores em tempo real durante o debate transmitido pela ABC News na Filadélfia.

Mas os desmentidos sobre a fake News também foram rápidos. Sites de checagem de fatos como o Polifact mostraram que Harris estava usando um par dourado de brincos duplos de pérola da Tiffany, o mesmo que ela tem usado regularmente nos últimos anos, como durante sua aparição no concerto Juneteenth, em 2023 da Casa Branca.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Além disso,  o blog  What Kamala Wore, mantido pela jornalista Susan E. Kelley e que cobre as escolhas de moda e estilo da vice-presidente criticou essa nova narrativa. “Houve uma narrativa bizarra sendo divulgada ontem à noite, alegando que a vice-presidente usava brincos com um receptor de áudio”, escreveu Kelley. “Estou confortável em afirmar que claramente não foi o caso; estes são os mesmos brincos Tiffany que ela usa há meses.”

Quem pareceu se divertir com a polêmica foi Malte Iversen, diretor administrativo da Icebach. “Não sabemos se a Sra. Harris usava um de nossos produtos. A semelhança é impressionante e, embora nosso produto não tenha sido desenvolvido especificamente para uso em debates presidenciais, ele é adequado para isso”, afirmou.

“Para garantir condições equitativas para ambos os candidatos, estamos atualmente desenvolvendo uma versão masculina e, em breve, poderemos oferecê-la à campanha de Trump. A escolha da cor é um pouco desafiadora, pois o laranja não combina bem com muitas cores.”