Publicidade
Em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, o chefe do Estado-Maior do Exército da República Islâmica, general Mohammad Bagheri, alertou nesta quarta-feira (2) que Israel sofrerá um bombardeio em “todas as infraestruturas” se retaliar o ataque de mísseis iranianos em território israelense na terça.
“Se o regime sionista, que enlouqueceu, (…) quiser continuar com esses crimes ou agir contra a nossa soberania e a nossa integridade territorial, uma operação como a desta noite (de terça-feira) será repetida com maior intensidade e todas as infraestruturas serão atingidas”, disse Bagheri à TV estatal iraniana.
Ontem o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que o Irã “cometeu um grande erro esta noite e pagará por isso”. Falando na abertura de uma reunião de gabinete, o premiê disse que o Irã “não entende” a “determinação” de seu país em retaliar contra seus inimigos.
Continua depois da publicidade
O porta-voz militar israelense anunciou, na manhã de quarta-feira (hora local), que a força aérea de seu país “continuará a bombardear fortemente o Oriente Médio”.
Os EUA afirmaram que querem “coordenar” com os israelenses uma resposta ao Irã. “Os Estados Unidos apoiam totalmente, totalmente, totalmente Israel”, declarou o presidente Joe Biden.
O Conselho de Segurança da ONU se reunirá de urgência nesta quarta-feira para discutir a escalada das hostilidades na região, o cenário de uma guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza e as incursões israelenses contra o Hezbollah no Líbano.