Publicidade
Unidades israelenses fizeram breves incursões no território libanês nos últimos dias para se preparar para uma possível invasão mais ampla visando o Hezbollah, embora ainda não tenha sido tomada nenhuma decisão sobre se ou quando começar uma. As informações são do jornal The New York Times, citando autoridades israelenses e ocidentais.
Segundo o NYT, as incursões feitas até agora se concentraram na coleta de inteligência sobre posições do Hezbollah próximas à fronteira norte de Israel, além da identificação de túneis e infraestrutura militar do grupo, como uma forma de preparação para atacar pelo ar ou por terra.
As incursões acontecem após meses de missões secretas em que forças especiais israelenses cruzaram brevemente a fronteira do Líbano para reconhecimento de terreno. Mas elas aumentaram em intensidade nos últimos dias enquanto os comandantes se preparavam para uma manobra mais ampla, disseram as autoridades, segundo o jornal.
O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, voltou a sugerir nesta segunda-feira (30) que Israel poderia enviar tropas terrestres ao Líbano.
“Mobilizaremos todas as nossas capacidades. Se alguém do outro lado entendeu mal isso, isso significa todas as nossas capacidades, e você faz parte desse esforço”, disse Gallant a uma brigada de tanques blindados.
Os preparativos para uma possível invasão terrestre ocorrem enquanto Israel realiza uma série de ataques visando milícias apoiadas pelo Irã: o Hamas, o Hezbollah e os Houthis no Iêmen.