Israel bane rede Al Jazeera no país, anuncia Netanyahu

Maior canal de notícias do mundo árabe disse que medida é 'perigosa e política' e que vai recorrer

Equipe InfoMoney

Benjamin Netanyahu em Jerusalém - 18/2/2024 (Reuters/Ronen Zvulun)
Benjamin Netanyahu em Jerusalém - 18/2/2024 (Reuters/Ronen Zvulun)

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, anunciou neste domingo (5) que vai banir do país a presença do canal de notícias Al Jazeera, do Catar. O mandatário explicou que a decisão tomada por seu governo foi unânime e ocorreu devido à cobertura do maior veículo árabe de notícias do mundo sobre o conflito em Gaza. Segundo a agência de notícias France-Presse, o sinal da TV já deixou de funcionar no país.

Publicidade

“O governo por mim liderado decidiu por unanimidade: o canal de incitação al-Jazeera será fechado em Israel”, escreveu o premier no X, antigo Twitter.

Netanyahu autorizou o ministro das comunicações de Israel, Shlomo Karhi, a desmontar as bases operacionais da al-Jazeera, com a interrupção das transmissões e fechamento de seus escritórios, além de limitar o acesso dos israelenses ao site de notícias da rede.

O anúncio já era esperado pelo canal de notícias que disse, por meio de seu chefe responsável por Israel e territórios palestinos, que a medida do governo de Netanyahu é “perigosa e política”. O porta-voz da emissora de notícias do Catar afirmou ainda que o Canal irá recorrer da decisão.

Como fim da transmissão de Al Jazeera é possível?

A lei que permitiu ao governo israelense suspender a transmissão da Al Jazeera foi aprovada em abril no parlamento israelense e contou com o apoio de 71 parlamentares, com 10 votos contrários à medida.

Na ocasião, Netanyahu disse no X que “a al-Jazeera prejudicou a segurança de Israel, participou ativamente no massacre de 7 de outubro e incitou contra os soldados das Forças Armadas de Israel” e que era “hora de retirar o porta-voz do Hamas do país”.