Israel ameaça atacar diretamente o Irã caso seu território seja atingido

Ministro de Relações Exteriores de Israel respondeu a ameaças feitas pelo líder iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, de retaliar um ataque ao seu consulado no Líbano no início do mês

Roberto de Lira

Publicidade

O nível de tensão entre Israel e Irã subiu nesta quarta-feira (10), com o ministro de Relações Exteriores de Israel ameaçando um ataque direto à república islâmica, informou a agência AP.

A declaração foi uma resposta às ameaças feitas mais cedo pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que reiterou a promessa de retaliar Israel pelo ataque ao seu consulado, em Damasco, no início deste mês.

“Se o Irã atacar de seu território, Israel responderá e atacará no Irã”, disse o ministro Israel Katz em um post na rede X escrito tanto em farsi como em hebraico.

Teerã responsabiliza Israel pelo ataque que arrasou o prédio de seu consulado no Líbano, matando 12 pessoas, entre elas alguns militares de alta patente. Israel não reconheceu o envolvimento na ataque.

Ameaças de Khamenei

Segundo a AP, Khamenei falou hoje em uma cerimônia de oração que celebra o fim do mês sagrado muçulmano do Ramadã. Para ele, o ataque aéreo foi “irregular” e semelhante a um ataque em território iraniano.

“Quando atacaram nossa área do consulado, foi como se tivessem atacado nosso território”, disse Khamenei, em declarações transmitidas pela TV estatal iraniana. “O regime maligno deve ser punido e será punido”, ameaçou.

Continua depois da publicidade

No discurso, Khamenei também criticou o Ocidente, particularmente os Estados Unidos e o Reino Unido, por apoiarem Israel em sua guerra contra o Hamas em Gaza. Ele declarou que se esperava que as potências evitassem o desastre. “Não o fizeram. Eles não cumpriram seus deveres, os governos ocidentais.”

O Irã não só apoia grupos militantes anti-israelenses como o palestino Hamas e o libanês Hezbollah, como não reconhece o Estado de Israel.

Tópicos relacionados