Publicidade
Kamala Harris ainda não foi nomeada candidata democrata para concorrer à Presidência dos Estados Unidos, mas o seu status online já está claro: ela é um meme.
Na mais recente prova da sua fama entre a Geração Z, a sensação pop britânica Charli XCX chamou a vice-presidente dos EUA de “brat” (termo que descreve crianças e adolescentes rebeldes e ousadas). E a campanha de Kamala está entrando de cabeça.
Depois que a artista publicou “Kamala é uma brat” na noite do domingo (21), dando à vice-presidente o nome do seu último álbum, Kamala adotou a cor verde limão para a conta “Kamala HQ”.
Charli XCX reforçou algo que já se tornou popular online, com memes virais com vídeos de Kamala dançando ou fazendo piadas com músicas de Charli ao fundo.
O termo “brat”, explicou a cantora, descreve “uma menina que é um pouco bagunçada, que gosta de festa e, talvez, diz algumas coisas meio bobas de vez em quando, que se sente como si mesma, mas de vez em quando tem uma crise nervosa…”.
A postagem de domingo virou tendência, um fenômeno que poderia ajudar Kamala a influenciar eleitores jovens que podem ter papel decisivo na eleição de 5 de novembro.
Continua depois da publicidade
É um contraste marcado com o rival republicano Donald Trump, de 78 anos, mas também com o presidente Joe Biden, de 81 anos, que abandonou a disputa presidencial no domingo e endossou Kamala como sua sucessora.
Um porta-voz de Charli XCX rejeitou um pedido de entrevista.
A tendência “brat” se une a outros memes virais de Kamala – como o áudio de um discurso em 2023 que foi atacado por críticos, mas que acabou adotado pela Geração Z como um filosofia de vida.
Continua depois da publicidade
“Você acha que acabou de cair de um coqueiro?”, pergunta Kamala no discurso, citando o que a sua mãe dizia, antes de rir e ficar rapidamente séria. “Você existe no contexto de tudo o que você viveu e do que veio antes de você”.
A internet adotou o emoji de coco como um símbolo extraoficial de campanha para Kamala. Tiktokers usaram o som do discurso do coqueiro em pelo menos 3 mil vídeos, segundo a plataforma.
Eleitores jovens, que tendem a votar em democratas, estavam desengajados da eleição entre Biden e Trump. De acordo com Chris Mowrey, um influenciador democrata com 340 mil seguidores no TikTok, memes de internet podem se traduzir em votos. “Eleitores jovens votam muito mais com base na personalidade e nas vibrações”, disse.