Hollywood abandona embargo a doações e celebridades apoiam Kamala

A capital mundial do cinema e da televisão sempre foi fonte crucial de fundos de campanha dos democratas, mas tinha feito um embargo após o decepcionante desemprenho de Joe Biden no debate

Reuters

A vice-presidente Kamala Harris - 22/07/2024 (Foto: Erin Schaff/Pool via Reuters)
A vice-presidente Kamala Harris - 22/07/2024 (Foto: Erin Schaff/Pool via Reuters)

Publicidade

Los Angeles (Reuters) – O embargo de Hollywood para doações foi encerrado com angariadores de fundos importantes e celebridades, como a rapper Cardi B, a vencedora do Oscar Jamie Lee Curtis e a produtora de TV Shonda Rhimes, endossando Kamala Harris como a próxima candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos.

Alívio e empolgação foram vistos em Los Angeles — capital mundial do cinema e da televisão e fonte crucial de fundos de campanha dos democratas — com o anúncio da decisão do presidente Joe Biden de encerrar sua campanha de reeleição.

O produtor da série “Lost”, Damon Lindelof, disse que encerrou o embargo democrata, um pedido para doadores suspenderem a doação de recursos aos democratas, depois do desempenho abaixo do esperado de Biden no debate de junho.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Lindelof escreveu no Instagram dizendo que sentiu “enorme alívio e gratidão e, pela primeira vez, empolgação genuína para a eleição” depois da desistência de Biden.

Hollywood costuma ser descrita como um caixa eletrônico para os democratas. Um jantar para angariar fundos feito pelos atores George Clooney e Julia Roberts conseguiu mais de US$ 30 milhões naquela que a campanha de Biden classificou como a maior ação de sua história para angariar fundos.

Ocorre que, após o desempenho ruim de Biden no debate presidencial em 27 de junho contra o candidato republicano Donald Trump, Clooney e outros famosos foram a público pedir para o presidente desistir da campanha. Um representante de Clooney não respondeu ao pedido de comentário.

Continua depois da publicidade

Lindelof não apoiou nenhum candidato democrata em particular, mas outros em Hollywood endossaram Kamala.

“Estamos todos com Kamala Harris! Comecei a trabalhar para a campanha dela no momento do anúncio”, disse Andy Spahn, um angariador de fundos em Hollywood e presidente da consultoria Gonring, Lin, Spahn, em entrevista por e-mail.

‘Estamos com ela’

A herdeira da Disney Abigail Disney, que pediu pela desistência de Biden, disse à CNBC que voltaria a doar ao partido democrata e que via em Kamala uma excelente candidata.

Continua depois da publicidade

“Estou com ela,” disse o ator Bradley Whitford, que interpretou um funcionário da Casa Branca no programa televisivo “The West Wing”, em postagem no X com uma foto com Kamala.

Jamie Lee Curtis, vencedora recente do Oscar por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, disse que concordava com a decisão de Biden de endossar a candidata.

Diversas mulheres negras em Hollywood demonstraram apoio a Kamala, que pode ser a primeira mulher negra presidente dos Estados Unidos se vencer a eleição no dia 5 de novembro.