Hezbollah e Hamas lançam foguetes contra Israel no aniversário de um ano do conflito

Ataque feito pelo Hezbollah atingiu principalmente a cidade de Haifa, ferindo cinco pessoas, enquanto os foguetes do Hamas atingiram o sul de Israel e Tel Aviv; caças israelenses atingiram alvos no Líbano

Equipe InfoMoney

Local de impacto de um foguete disparado do Líbano contra Israel 07/10/2024 (Foto: Avi Ohayon/Reuters)
Local de impacto de um foguete disparado do Líbano contra Israel 07/10/2024 (Foto: Avi Ohayon/Reuters)

Publicidade

Foguetes disparados pelo Hezbollah a partir do Líbano e pelo Hamas na Faixa de Gaza atingiram Israel no final da noite de domingo e nesta segunda-feira (7), data que marca o aniversário de um ano dos ataques do grupo palestino ao território israelense, que gerou o atual conflito no Oriente Médio.

Segundo o jornal The Times of Israel, os ataques do Hezbollah atingiram a cidade de Haifa, ferindo cinco pessoas. As defesas aéreas de Israel não conseguiram interceptar todos os cinco foguetes lançados do Líbano e um deles atingiu uma área urbana movimentada.

Uma pessoa também por um segundo ataque em Tiberíades, que também visou outras cidades perto do Mar da Galileia.

O Hezbollah assumiu a responsabilidade pelos foguetes, alegando que havia atingido uma base militar ao sul de Haifa com mísseis Fadi-1.

Também nesta segunda-feira, o Hamas disparou foguetes contra o sul de Israel e Tel Aviv, atingindo algumas comunidades perto da fronteira, ferindo levemente duas pessoas.

Bombardeios

Na noite de domingo, as forças aéreas israelenses (IDF, na siga em inglês) disseram que caças atingiram alvos pertencentes à divisão de inteligência do Hezbollah em Beirute, incluindo equipamentos de vigilância, centros de comando e outras infraestruturas.

Continua depois da publicidade

Ataques aéreos adicionais em Beirute tiveram como alvo depósitos de armas do Hezbollah, disseram os militares, observando que explosões secundárias foram identificadas após os ataques, indicando a presença de armamentos no local.

Os ataques foram realizados depois que os militares pediram aos civis que fugissem da área ao redor de quatro locais específicos controlados pelo Hezbollah nos subúrbios do sul de Beirute – reduto conhecido como Dahiyeh.

As IDF disseram que os ataques aéreos também tiveram como alvo a infraestrutura do Hezbollah no sul do Líbano e no Vale do Beqaa, incluindo instalações de armazenamento de armas, locais de infraestrutura, um centro de comando e um lançador de foguetes.

Continua depois da publicidade

A mídia síria também informou que a Força Aérea Israelense realizou ataques no centro do país na noite de domingo.