Governo da Bolívia anuncia “megacampo” de gás natural, na maior descoberta desde 2005

País está enfrentando uma crise de energia ligada a anos de declínio na produção de petróleo e gás que atingiu as reservas monetárias

Reuters

Complexo de gás natural na província Tarija
Complexo de gás natural na província Tarija

Publicidade

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou nesta segunda-feira a descoberta de uma reserva de gás natural de 1,7 trilhão de pés cúbicos (TCF) localizada ao norte da capital administrativa do país, La Paz.

A nação sul-americana está enfrentando uma crise de energia ligada a anos de declínio na produção de petróleo e gás que atingiu as reservas monetárias do país, e a empresa estatal de energia YPFB disse no início deste mês que está procurando maneiras de superar a recente escassez de combustível.

A estratégia mais inteligente para buscar ganhos consistentes no longo prazo, mesmo sendo um investidor iniciante, segundo a especialista em investimentos Clara Sodré 

Continua depois da publicidade

“Uma reserva de 1,7 TCF foi confirmada, sendo a descoberta mais importante para a Bolívia desde 2005”, disse Arce em um discurso no palácio do governo.

“Provavelmente será o terceiro melhor campo de produção em todo o país”, disse Arce, acrescentando que o campo foi batizado de Mayaya Centro-X1 IE e fará parte do Plano de Reativação Upstream da YPFB.

O campo Mayaya Centro-X1 se somará às reservas de gás existentes na Bolívia, que eram de 8,95 TCF em dezembro de 2018, os dados oficiais mais recentes disponíveis.

Continua depois da publicidade

A produção de gás natural da Bolívia diminuiu de 56,6 milhões de metros cúbicos por dia em 2016 para 31,9 metros cúbicos por dia em 2023, de acordo com dados da YPFB.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS