Publicidade
O presidente Joe Biden anunciou que visitará a Flórida no domingo para supervisionar os trabalhos em áreas danificadas pelo furacão MIiton, que atingiu algumas áreas do estado na quinta-feira e já se dissipou no Oceano Atlântico.
Segundo dados das autoridades compilados pela CNN, ao menos 16 pessoas morreram, algumas antes mesmo da passagem da tempestade, por conta de tornados gerados pelas condições climáticas na véspera.
Ainda não foi confirmado de Biden vai se encontrar com o governador Ron DeSantis. Eles conversaram ao menos uma vez por telefone durante a crise climática, mas o presidente democrata evitou o contato com o governador republicano em sua última visita ao estado.
Continua depois da publicidade
Segundo os jornais locais, o caminho para a recuperação da Flórida promete ser longo. Embora a área tenha sido poupada da ameaça de uma tempestade pior – o furacão perdeu intensidade antes de atingir a costa – o ventos extremos causaram muitos estragos.
Áreas conhecidas atingidas iam do estádio de baseball Tropicana Field ao MidFlorida Credit Union Amphitheatre, uma disputada arena multiuso localizada em Tampa.
As chuvas excessivas deixaram milhares de residentes do interior presos em suas casas e abrigos e devastaram os sistemas de esgoto e água potável da área.
Continua depois da publicidade
O Milton causou também mais de 3,4 milhões de interrupções de fornecimento de energia elétrica em todo o estado e, até o início desta tarde, quase 1 milhão de clientes em Tampa Bay ainda estavam sem energia.
Os servidores públicos continuam lidando com árvores caídas, equipamentos inundados e fileiras de postes derrubados pelos ventos de categoria 3 do furacão.
Nesta sexta-feira, foi noticiado que os bombeiros estão lutando contra um grande incêndio em uma estrutura de empresa de reciclagem de sucata em Clearwater. O fofo foi causado por “detritos de eletrodomésticos de furacões recentes”, disse a prefeitura em comunicado à imprensa.
Continua depois da publicidade
Houve também críticas a algumas ações de negligência. DeSantis, por exemplo, criticou a construtora responsável por um guindaste, que desabou sobre um edifícios no centro da cidade de Tampa. Para o governador, faltou bom senso para retirar os equipamentos pesados antes da chegada do furacão Milton.