Furacão Helene perde força na Flórida, após causar inundações e ao menos uma morte

A tempestade de categoria 4 atingiu a terra por volta da meia-noite, inundando bairros e deixando mais de 2 milhões de casas e empresas sem energia; um motorista morreu ao ter seu carro atingido por uma placa

Roberto de Lira

Publicidade

O furacão Helene perdeu força  após atingir a Flórida e agora é considerado uma tempestade tropical que avança sobre a Geórgia, com ventos de até 110 quilômetros por horas, informou na manhã desta sexta-feira (27) o Centro Nacional de Furações.

Embora haja relatos não confirmados de ao menos 3 vítimas, oficialmente o governador Ron DeSantis confirmou uma morte, informou o jornal Miami Herald.

A tempestade de categoria 4 atingiu a terra por volta da meia-noite, inundando bairros e deixando mais de 2 milhões de casas e empresas sem energia no estado. Segundo a Reuters, o evento climático deixou uma paisagem caótica de barcos virados em portos, árvores derrubadas, carros encalhados em locais como Tampa, Nápoles e São Petersburgo, na costa da Flórida.

O olho do furacão passou perto de Valdosta, na Geórgia, enquanto a tempestade se movia rapidamente para o norte na Geórgia na noite de quinta-feira.

Em um hotel n cidade perto da divisa da Flórida, dezenas de pessoas se amontoaram no saguão escuro depois da meia-noite enquanto os ventos assobiavam e uivavam do lado de fora, disse a agência AP. A eletricidade estava desligada, com luzes de emergência do saguão, lanternas e celulares fornecendo a única iluminação.

A pessoa morta foi um motorista em uma rodovia da Flórida, que teve seu veículo atingido por uma placa, confirmou o governador.