Furacão Beryl se aproxima da Jamaica após devastar ilhas menores do Caribe

Furacão é o primeiro da temporada atlântica de 2024 e também a tempestade a atingir mais cedo a categoria mais alta na escala; ilhas menores tiveram inundações e quedas de energia, matando ao menos sete pessoas

Reuters

Passagem do furacão Beryl pela República Dominicana - 02/07/2024 (Foto:Instagram/@moises.arias06/via Reuters)
Passagem do furacão Beryl pela República Dominicana - 02/07/2024 (Foto:Instagram/@moises.arias06/via Reuters)

Publicidade

Kingston/Porto Príncipe (Reuters) – O furacão Beryl se aproximava da Jamaica como uma poderosa tempestade nesta quarta-feira (3), após arrasar casas e devastar a agricultura em ilhas menores no leste do Caribe, matando pelo menos sete pessoas.

Por volta das 6h (horário de Brasília), o furacão estava a cerca de 300 km a leste-sudeste da capital jamaicana, Kingston, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), com ventos máximos sustentados de 230 km/h.

Conheça o Método Warren Buffet de avaliar empresas e saiba como interpretar os indicadores para fazer as melhores escolhas

“Espera-se que o Beryl traga ventos e tempestades com risco de morte para a Jamaica na quarta-feira e para as Ilhas Cayman na quarta à noite e na quinta-feira”, disse o NHC em um comunicado. Um aviso de furacão está em vigor para ambos os lugares.

As condições de furacão devem atingir a costa da Jamaica durante a tarde, com ventos de tempestade tropical a partir do final da manhã, dificultando ou tornando perigosos os preparativos externos, segundo o NHC.

Na capital Kingston, os carros faziam fila nos postos de gasolina enquanto as pessoas enchiam contêineres adicionais com combustível. Os moradores estocavam água e outros suprimentos essenciais.

Continua depois da publicidade

“Sim, no momento (estamos) nos preocupando com a tempestade. Você sabe que é categoria 5 e, na Jamaica, as pessoas estão preocupadas e sempre fazem compras e compram coisas como nesta loja”, disse Andre, vendedor de uma loja local, sem informar seu nome completo.

Espera-se que o furacão excepcionalmente precoce, cujo rápido fortalecimento, segundo os cientistas, provavelmente foi fomentado pelas mudanças climáticas, ainda seja um furacão quando passar perto da Jamaica e das Ilhas Cayman nesta semana.

Beryl, o primeiro furacão da temporada atlântica de 2024 e a tempestade a atingir mais cedo a categoria mais alta na Escala Saffir-Simpson, derrubou linhas de energia e provocou inundações repentinas em ilhas menores.

Continua depois da publicidade

Além da costa sul do Haiti, o NHC também declarou um alerta de furacão para a península mexicana de Yucatán, repleta de resorts populares entre os turistas.

Antes da aproximação da tempestade, prevista para a noite de quinta-feira, o Ministério da Defesa do México informou que o Exército, a Força Aérea e a Guarda Nacional haviam ativado os protocolos de resposta a emergências nos três Estados de Yucatán, com 120 abrigos abertos e cerca de 4.900 soldados em guarda na península.

As mudanças climáticas provavelmente contribuíram para a formação precoce de Beryl e para a velocidade com que se intensificou, de acordo com cientistas entrevistados pela Reuters, o que pode ser uma previsão inquietante de tempestades futuras.