Fumaça de incêndios na Amazônia brasileira chega à Argentina e Uruguai

A imprensa local relata que moradores dos países vizinhos podem ver um aumento na densidade da fumaça até quarta-feira

Maria Luiza Dourado

Publicidade

A fumaça dos incêndios na Amazônia está chegando ao Uruguai e à Argentina. Relatos de uma massa de ar seca e visível a olho nu estão sendo noticiados pela imprensa uruguaia e argentina.

A agência Reuters noticiou a detecção por satélites de 38.266 focos de incêndio na Amazônia em agosto, mais que o dobro do ano anterior e o maior número para o mês desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No mês anterior, os focos de incêndio na região haviam atingido o maior nível em duas décadas.

Segundo o El País, a fumaça proveniente de queimadas na Amazônia, no território brasileiro e boliviano, poderá cobrir todo o Uruguai até terça-feira (10).

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

LEIA MAIS:

Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta para 16 províncias devido a um “corredor de fumaça.”

Segundo o jornal argentino La Nación, o céu opaco que cobre partes do país é causado pela fumaça, que permanece em regiões de maior altitude, mas tem previsão para ficar mais densa e descer para zonas mais baixas até quarta-feira (11).

Continua depois da publicidade

A província e a cidade de Buenos Aires, juntamente com Santa Fé, Corrientes, Entre Ríos, Santiago del Estero, Tucumán, La Rioja, Catamarca, Córdoba, Jujuy, Salta, Chaco, Misiones, San Luis e Formosa, receberam alerta de visibilidade reduzida em função da fumaça, informa o La Nación.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.