Publicidade
O exército do Líbano afirmou nesta quinta-feira (3) que respondeu a disparos israelenses pela primeira vez em quase um ano de combates entre Israel e Hezbollah, após a morte de um soldado em um ataque aéreo israelense.
“Um soldado foi morto após o inimigo israelense atingir um posto do exército na área de Bint Jbeil, no sul, e o pessoal no posto respondeu às fontes de fogo”, disse o exército libanês em um comunicado.
Um oficial militar do Líbano disse à agência de notícias AFP que esta foi a primeira resposta ao fogo israelense desde outubro passado, porque o posto foi “diretamente” atingido.
Continua depois da publicidade
Mais cedo nesta quinta, o exército libanês anunciou que um de seus soldados foi morto e outro ferido em um ataque israelense na cidade de Taybeh, no sul, próxima à fronteira israelense. Segundo agências de notícias, funcionários da Cruz Vermelha também morreram no ataque.
Israel expande avisos de evacuação
O exército israelense emitiu novos avisos de evacuação nesta quinta-feira para uma nova área de cidades e vilarejos no sul do Líbano, onde suas tropas estão combatendo militantes do Hezbollah, enquanto autoridades de saúde libanesas elevaram o número de mortos de um ataque israelense próximo ao centro de Beirute para pelo menos nove pessoas.
Continua depois da publicidade
Não houve aviso antes do ataque noturno, que atingiu o bairro de Bachoura, na capital libanesa, a algumas centenas de metros do Parlamento e das embaixadas ocidentais.
Outras grandes explosões foram ouvidas na cidade ou nas proximidades na manhã desta quinta-feira, enquanto Israel continuava sua campanha contra o Hezbollah, incluindo em Dahiya, um conjunto de bairros na periferia sul de Beirute onde o Hezbollah exerce influência.