Exército libanês dispara contra tropas israelenses pela 1ª vez em um ano de combate

O exército israelense disse aos residentes de mais de 20 cidades e vilarejos para deixarem suas casas, um sinal de que sua invasão pode estar se expandindo.

Equipe InfoMoney

Fumaça se eleva após um ataque aéreo da Força Aérea de Israel em uma vila no sul do Líbano, em meio a hostilidades transfronteiriças entre o Hezbollah e Israel, visto do norte de Israel, em 3 de outubro de 2024. REUTERS/Jim Urquhart TPX IMAGES OF THE DAY
Fumaça se eleva após um ataque aéreo da Força Aérea de Israel em uma vila no sul do Líbano, em meio a hostilidades transfronteiriças entre o Hezbollah e Israel, visto do norte de Israel, em 3 de outubro de 2024. REUTERS/Jim Urquhart TPX IMAGES OF THE DAY

Publicidade

O exército do Líbano afirmou nesta quinta-feira (3) que respondeu a disparos israelenses pela primeira vez em quase um ano de combates entre Israel e Hezbollah, após a morte de um soldado em um ataque aéreo israelense.

“Um soldado foi morto após o inimigo israelense atingir um posto do exército na área de Bint Jbeil, no sul, e o pessoal no posto respondeu às fontes de fogo”, disse o exército libanês em um comunicado.

Um oficial militar do Líbano disse à agência de notícias AFP que esta foi a primeira resposta ao fogo israelense desde outubro passado, porque o posto foi “diretamente” atingido.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Mais cedo nesta quinta, o exército libanês anunciou que um de seus soldados foi morto e outro ferido em um ataque israelense na cidade de Taybeh, no sul, próxima à fronteira israelense. Segundo agências de notícias, funcionários da Cruz Vermelha também morreram no ataque.

Israel expande avisos de evacuação

O exército israelense emitiu novos avisos de evacuação nesta quinta-feira para uma nova área de cidades e vilarejos no sul do Líbano, onde suas tropas estão combatendo militantes do Hezbollah, enquanto autoridades de saúde libanesas elevaram o número de mortos de um ataque israelense próximo ao centro de Beirute para pelo menos nove pessoas.

Continua depois da publicidade

Não houve aviso antes do ataque noturno, que atingiu o bairro de Bachoura, na capital libanesa, a algumas centenas de metros do Parlamento e das embaixadas ocidentais.

Outras grandes explosões foram ouvidas na cidade ou nas proximidades na manhã desta quinta-feira, enquanto Israel continuava sua campanha contra o Hezbollah, incluindo em Dahiya, um conjunto de bairros na periferia sul de Beirute onde o Hezbollah exerce influência.