EUA prendem no Texas chefe do tráfico mexicano “El Mayo” e filho de “El Chapo”

"El Mayo" cofundou o Cartel de Sinaloa com "El Chapo", que foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e está cumprindo pena de prisão perpétua em uma prisão de segurança máxima

Reuters

Equipe de imprensa observa avião que teria transportado os traficantes mexicanos presos no Texas mexicano 25/07/2024 (Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters)
Equipe de imprensa observa avião que teria transportado os traficantes mexicanos presos no Texas mexicano 25/07/2024 (Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters)

Publicidade

(Reuters) – O chefe de cartel mexicano Ismael “El Mayo” Zambada e o filho de seu antigo parceiro, Joaquín “El Chapo” Guzmán, foram presos na quinta-feira (25) em El Paso, no Texas, em um grande golpe das autoridades dos Estados Unidos que também pode remodelar o cenário criminoso mexicano.

Zambada é um dos maiores traficantes de drogas da história do México e cofundou o Cartel de Sinaloa com “El Chapo”, que foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e está cumprindo pena de prisão perpétua em uma prisão de segurança máxima.

Tanto Zambada quanto Joaquín Guzmán López, filho de El Chapo, enfrentam várias acusações nos EUA por canalizarem grandes quantidades de drogas para as ruas norte-americanas, inclusive fentanil, que cresceu e se tornou a principal causa de morte de norte-americanos entre 18 e 45 anos.

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

“El Mayo”, que se acredita estar na casa dos 70 anos, e Guzmán López, na casa dos 30, foram detidos após aterrissarem em um avião particular na região de El Paso.

Zambada foi atraído para os Estados Unidos por Guzmán López, de acordo com três autoridades atuais e antigas dos EUA familiarizadas com a operação que pediram anonimato para falar sobre os eventos.

Acordo de delação

Autoridades norte-americanas transformaram os chefes do tráfico em alvos importantes, frequentemente fechando acordos de delação premiada com eles em troca de informações que levem à captura de outras figuras de alto escalão do cartel.

Continua depois da publicidade

A Reuters não pôde confirmar imediatamente se um acordo de delação foi fechado, mas se Zambada foi traído por Guzmán López, isso pode ter grandes ramificações para o Cartel de Sinaloa.

Uma sangrenta guerra entre os cartéis eclodiu em 2008, quando outro líder sênior do Sinaloa foi detido. Os membros de sua família acusaram El Chapo de orquestrar a prisão com as autoridades mexicanas, desencadeando uma violenta fissura entre duas poderosas facções do grupo criminoso.

Guzmán López é um dos quatro filhos de El Chapo – conhecidos como Los Chapitos – que herdaram a facção de seu pai no Cartel de Sinaloa. Seu irmão, Ovidio Guzmán, foi preso no ano passado e extraditado para os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, o Cartel de Sinaloa se tornou o maior alvo das autoridades norte-americanas, que acusam o grupo de ser o maior fornecedor de fentanil para os EUA.