Publicidade
Católicos darão o último adeus ao Papa Francisco neste sábado, durante sua missa fúnebre, que deve atrair líderes internacionais, além de cardeais, arcebispos e padres de todo o mundo ao Vaticano.
Até o funeral, seu corpo, vestido com paramentos papais, esteve em estado de velório na Basílica de São Pedro atraindo milhares de fiéis.
O caixão do papa Francisco foi fechado às 20 horas (15h no horário de Brasília) desta sexta-feira, 25, terminando, assim, o velório, que começou na quarta-feira. Jorge Mario Bergoglio foi velado em um caixão aberto feito de madeira e zinco, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário.
Continua depois da publicidade

Caixão de papa Francisco é fechado e velório termina no Vaticano
O pontífice optou pelo enterro na Igreja Santa Maria Maior, em vez da Basílica de São Pedro

Lula participa de velório do papa Francisco ao lado de autoridades brasileiras
Presidente acompanhou a missa na Basílica de São Pedro junto à primeira-dama, Dilma Rousseff e representantes dos Três Poderes
Aqui está o que você precisa saber sobre o que acontece a partir de agora:
O que acontecerá no funeral?
O funeral de Francisco seguirá uma série de rituais centenários.
Neste sábado, uma missa fúnebre pública será realizada em frente à Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais.
O funeral será mais modesto do que os ritos de pontífices anteriores: no ano passado, Francisco simplificou as regras para funerais papais, incluindo mudanças como o uso de apenas um caixão de madeira, em vez de três.

Após a missa, o corpo de Francisco será sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, onde outros sete papas estão enterrados.
Francisco escreveu em seu testamento que desejava que sua “última jornada terrena terminasse neste antigo santuário mariano”. Ele solicitou um túmulo simples e sem decoração, com apenas a inscrição “Franciscus”, informou o Vaticano.
Continua depois da publicidade
As igrejas de Roma realizarão missas especiais em memória de Francisco durante nove dias após o funeral.

Como Papa Pio XII “explodiu” durante velório após técnica mal-sucedida de conservação
Método experimental utilizado em 1958 resultou na decomposição acelerada do corpo e em um dos maiores escândalos funerários da história da Igreja

Camerlengo, sede vacante e mais: veja glossário de palavras usadas após morte de papa
Conheça o significado de alguns dos termos que podem ajudar a entender o processo de escolha do novo sumo pontífice
Quem é esperado no funeral?
Líderes mundiais e fiéis católicos de todo o mundo devem comparecer ao funeral. Entre os participantes esperados estão: presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente da Argentina, Javier Milei, entre outros.
Onde posso assistir ao funeral?
O funeral começará às 10h, horário local (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro, anunciou o Vaticano. O InfoMoney vai acompanhar o evento em tempo real, e muitas redes de televisão brasileiras, incluindo Globo, GloboNews e CNN Brasil vão transmiti-lo ao vivo. O funeral também será transmitido pelo canal de notícias do Vaticano no YouTube, que tem exibido grande parte dos ritos.
Continua depois da publicidade
(Com The New York Times)