Em meio a caos no governo, Trudeau nomeia novo ministro das Finanças do Canadá

Dominic LeBlanc substitui Chrystia Freeland, que surpreendeu o governo com uma carta de renúncia categórica na manhã desta segunda-feira

Bloomberg

Dominic LeBlanc (Dean Casavechia/Bloomberg)
Dominic LeBlanc (Dean Casavechia/Bloomberg)

Publicidade

O primeiro-ministro Justin Trudeau vai nomear Dominic LeBlanc como Ministro das Finanças do Canadá para substituir Chrystia Freeland, que surpreendeu o governo com uma carta de renúncia categórica na manhã desta segunda-feira (16).

LeBlanc será empossado nesta tarde, de acordo com uma autoridade do governo familiarizado com o assunto, que falou sob a condição de anonimato.

LeBlanc, 57 anos, atualmente atua como ministro da Segurança Pública e tem liderado a resposta de segurança nas fronteiras do Canadá após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ter ameaçado impor tarifas de 25% sobre o Canadá e o México se esses países não conseguissem conter o movimento de migrantes e drogas através das fronteiras.

Ele é um amigo próximo e aliado de Trudeau e ocupou uma série de cargos-chave no gabinete desde que o primeiro-ministro assumiu o poder em 2015.

Quando Trudeau viajou para se encontrar com Trump em seu resort Mar-a-Lago no mês passado, levou LeBlanc junto.

O dólar canadense despencou após a renúncia de Freeland, recuperou-se e, em seguida, começou a cair novamente no final da tarde. Estava a C$ 1,4248 por dólar americano às 15h51, horário de Ottawa.

Continua depois da publicidade

Freeland, uma ex-jornalista, havia sido ministra das Finanças desde 2020 e ocupou uma série de cargos seniores no gabinete antes disso.

Mas ela afirmou que não poderia continuar porque estava em desacordo com Trudeau sobre a política fiscal e como responder a Trump.

“Nosso país enfrenta hoje um grave desafio”, escreveu Freeland. “Precisamos levar essa ameaça extremamente a sério. Isso significa manter nossa pólvora fiscal seca hoje, para que tenhamos as reservas que podemos precisar para uma iminente guerra tarifária. Isso significa evitar truques políticos caros, que não podemos nos dar ao luxo e que fazem os canadenses duvidarem que reconhecemos a gravidade do momento.”

Continua depois da publicidade

A expressão “truques políticos” provavelmente se refere ao anúncio do governo no mês passado de que planeja implementar um “feriado fiscal” de dois meses sobre o imposto sobre vendas em certos itens, como brinquedos e árvores de Natal, e enviar cheques de C$ 250 (US$ 175) para milhões de canadenses.

O “feriado fiscal” entrou em vigor, mas até agora o governo não parece ter o apoio político necessário para aprovar os cheques na Câmara dos Comuns.

A nomeação de LeBlanc deve esfriar as especulações de que Trudeau está prestes a chamar Mark Carney, o ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, para o governo.

Continua depois da publicidade

Carney ocupa uma série de cargos filantrópicos e empresariais, incluindo a presidência da Brookfield Asset Management e da Bloomberg.

© 2024 Bloomberg L.P.