Eleição especial em distrito de NY para substituir George Santos acontece hoje

Congressista republicano de origem brasileira teve seu mandato cassado em dezembro, em meio a denúncias de fraude; democratas veem na disputa chance de começar a retomar a maioria na Câmara

Roberto de Lira

O ex-deputado americano George Santos, cassado em dezembro de 2023 (Alex Wong/Getty Images)
O ex-deputado americano George Santos, cassado em dezembro de 2023 (Alex Wong/Getty Images)

Publicidade

Os nova-iorquinos do 3º Distrito vão às urnas nesta terça-feira (13) para escolher o sucessor do ex-deputado republicano George Santos, de origem brasileira, que teve seu mandato cassado em dezembro, em meio a vários escândalos e acusações criminais. O distrito abrange partes de Long Island e Queens.

A expectativa é que uma nevasca prevista para hoje dificulte a vida dos eleitores. Espera-se algo entre quatro e 10 centímetros de neve, que podem prejudicar o tráfego e diminuir a participação no dia da eleição. As escolas da cidade já anunciaram que serão fechadas e muitos distritos escolares do condado de Nassau provavelmente seguirão o exemplo.

As pesquisas mostram uma disputa apertada entre o democrata Tom Suozzi, que já representou o 3º Distrito no Congresso, e o republicano Mazi Pilip, em uma eleição especial para preencher a vaga em aberto.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Ambos os partidos estão despejando milhões de dólares na disputa, mas há informações de que os democratas gastaram o dobro dos republicanos em publicidade – US$ 13 milhões no total em apenas 10 semanas, de acordo com o The New York Times. Os democratas veem a cadeira como um passo crucial em seu plano de retomar a maioria na Câmara.

Ainda que o afastamento de um republicano pudesse indicar o favoritismo de seu adversário, a região de Long Island tem ultimamente votado a favor dos republicanos.