Donald vai se encontrar com Ronald? Trump promete fritar batatas em loja da rede

Trabalho na rede de fast food virou tema de campanha nos EUA após Kamala Harris dizer que trabalhou lá nos anos 1980; Trump diz que isso é mentira e afirmou que vai fritar batatas numa loja da Pensilvânia

Equipe InfoMoney

Fachada de loja do McDonald's nos EUA 04/10/2024 (Foto: David 'Dee' Delgado/Reuters)
Fachada de loja do McDonald's nos EUA 04/10/2024 (Foto: David 'Dee' Delgado/Reuters)

Publicidade

A atual polêmica da campanha eleitoral americana sobre trabalho no McDonald´s vai ganhar um novo capítulo neste final de semana. O ex-presidente Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, prometeu num comício que vai bater ponto num estação de fritura de batatas num loja da Pensilvânia neste final de semana, provavelmente no domingo. A informação é da CNN.

“Vou ficar no trabalho de batatas fritas por cerca de meia hora”, disse Trump recentemente a uma multidão. “Eu quero ver como é”, comentou.

Mas do que a aproximação com o trabalhador americano comum, Trump que fazer um contraponto com sua adversária, a democrata Kamala Harris, que tem repetido na campanha já ter trabalhado numa loja da rede na Califórnia quando estava na faculdade.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente, no entanto, tem insistido que isso é mentira. Em sua rede social, a Truth Social, ele já escreveu que ela nunca trabalhou lá e que “eles [o McDonlad´s] acham que ela é louca”. Num evento em Washington, em agosto, ele repetiu as acusações. “Após um estudo exaustivo que levou cerca de durou 20 minutos, eles descobriram que ela nunca trabalhou lá”.

Na verdade, o McDonalds não se pronunciou oficialmente sobre o tema até hoje. O que se sabe é que essa experiência não está em nenhum dos currículos da vice-presidente tornados públicos. Não há também, até agora, fotos ou outro tipo de registros que comprovem sua história.

Recentemente, ela comentou que foi um emprego de verão, nos anos 1980, e que o trabalho na rede de fast food foi um marco em sua educação de classe média. Ele tem lembrado que essa experiência a fez ver como esse tipo de emprego é importante, uma vez que no seu caso a função era um complemento de renda, enquanto outras pessoas sustentam as famílias assim.

Continua depois da publicidade

Os chamados “Mcjobs” são considerados muito importante na cultura do mercado de trabalho nos EUA. A empresa afirmou em 2023 que aproximadamente 1 em cada 8 americanos bateu o ponto em um dos 13.500 restaurantes da rede no país.

Muitos americanos de sucesso ostentam a experiência em seus currículos, como o bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos; a atriz Sharon Stone; o ex-campeão olímpico de atletismo Carl Lewis; a ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, Marcia Fudge; e Pano Christou, atual CEO da rede Pret a Manger.