Publicidade
O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas de um comício na Pensilvânia depois que vários tiros foram ouvidos no local. Ele discursava no momento dos estampidos e levou a mão em direção ao ouvido direito, como se tivesse sido atingido por algo. Em seguida, ele se abaixa e fica atrás do púlpito de onde falava.
O ex-presidente foi retirado do local por agentes do serviço secreto americano logo em seguida. Ele estava com o lado direito do rosto ensanguentado. A polícia deu início à evacuação do local após o ocorrido.
Leia mais sobre o caso:
- Donald Trump é retirado às pressas de comício na Pensilvânia com sangue no rosto
- Trump é ferido na cabeça durante comício; veja imagens
- 2 morrem e 1 é ferido após comício de Trump; um dos mortos seria atirador
- Biden confirma tiroteio e diz rezar por Trump: “não queremos violência”
- Bolsonaro, Milei, Lula e Obama repudiam tiroteio em comício de Trump
No perfil oficial da campanha de Trump rede social X, o porta-voz Steven Cheung diz que o ex-presidente “está bem”.
“O Presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, afirmou.
O Serviço Secreto também se manifestou pelas redes sociais. “Donald Trump está seguro e medidas de proteção foram implementadas ao seu redor após um incidente em um evento de campanha do ex-presidente dos Estados Unidos no sábado na Pensilvânia”, informou.
Continua depois da publicidade
“Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando estiverem disponíveis”.
De acordo com a CNN, o autor dos supostos disparos teria sido “neutralizado”.
A NBC News relata que um participante do comício foi morto e outro está em estado crítico. O promotor público local informou que o suposto atirador havia falecido.
Continua depois da publicidade
Uma testemunha, Ron Moose, disse que ouviu o que parecia ser quatro tiros, descrevendo o som como “pop, pop, pop”.
Uma fonte ouvida pela CNBC afirmou inicialmente que o ferimento de Trump poderia ter sido resultado da movimentação para retirar Trump do palco (posteriormente, o ex-presidente americano disse que foi atingido por uma bala “que perfurou a parte superior da minha orelha direita”). Um porta-voz da Casa Branca informou à emissora que o presidente Joe Biden foi avisado sobre o incidente.
A Pensilvânia é um dos chamados “swing states”, em que republicanos e democratas tem praticamente as mesmas chances de vencer a eleição presidencial. O lançamento oficial da candidatura de Donald Trump está previsto para a semana que vem, quando ocorre a convenção nacional do Partido Republicano.
Continua depois da publicidade
Trump e Biden estão em uma disputa eleitoral acirrada, com a maioria das pesquisas de opinião, incluindo as da Reuters/Ipsos, mostrando os dois empatados.
Trump deve receber a indicação republicana formalmente na Convenção Nacional Republicana que começa em Milwaukee na segunda-feira.
Biden vem enfrentando resistência dentro de seu próprio partido após um desempenho desastroso no debate contra o ex-presidente há pouco mais de duas semanas.
Continua depois da publicidade
Trump, que foi presidente de 2017 a 2021, superou facilmente seus rivais para a indicação republicana no início da campanha e unificou amplamente em torno de si o partido que havia vacilado brevemente em seu apoio depois que seus apoiadores atacaram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, tentando reverter sua derrota nas eleições de 2020.
(com Reuters)