Dinamarca encerra investigação de explosões no Nord Stream sem apontar culpados

Polícia local concluiu que houve sabotagem deliberada, mas decidiu não instaurar processo criminal. Suécia também encerrou o caso no início do mês a gora apenas a Alemanha prossegue investigando

Roberto de Lira

Detalha do vazamento do gasoduto Nord Stream em 2022 (Divulgação da Guarda Costeira Sueca/via Getty Images)
Detalha do vazamento do gasoduto Nord Stream em 2022 (Divulgação da Guarda Costeira Sueca/via Getty Images)

Publicidade

A Dinamarca decidiu encerrar a investigação sobre as explosões em 2022 dos gasodutos russos Nord Stream 1 e 2, com a polícia local informando que não existe base necessária para um processo criminal, embora tenham concluído que houve sabotagem deliberada.

A conclusão e a decisão foram as mesmas adotadas pela Suécia no início deste mês, lembrou a Associated Press. A Suécia encerrou a sua investigação em 7 de fevereiro , alegando que não tem jurisdição sobre o caso. O Ministério Público Federal alemão disse à AP que sua investigação continua e que não fornecerá mais informações.

Segundo informações oficiais, o objetivo principal da investigação sueca era estabelecer se o país ou os seus cidadãos estavam de alguma forma envolvidos no caso. As autoridades disseram que entregaram à Alemanha “material que pode ser usado como prova na investigação alemã”.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Já na Dinamarca, a polícia de Copenhague afirmou que sua investigação foi complicada e extensa. “Com base na investigação, as autoridades podem concluir que houve sabotagem deliberada das linhas de gás. Ao mesmo tempo, avalia-se que não existe a base necessária para prosseguir um processo criminal na Dinamarca”, disse o comunicado de imprensa, segundo um jornal local.

Segundo a Reuters, Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (26) que o fato de a investigação dinamarquesa ter sido suspensa é “quase absurdo”. “Por um lado, reconhecem que ocorreu sabotagem intencional, mas, por outro lado, não continuarão”, ironizou Peskov.

Os Nord Stream 1 e 2 são gasodutos no Mar Báltico, que enviavam gás da Rússia para a Europa passando pela Alemanha. Na madrugada do dia 26 de setembro de 2022, uma explosão foi registrada em Nord Stream 2, a aproximadamente 20 quilômetros ao sul de Dueodde, em Bornholm. Às 19h03 foi registrada uma explosão no Nord Stream 1.

Continua depois da publicidade

Posteriormente, foram encontrados quatro grandes buracos em três tubulações de gás. Na superfície do Mar Báltico, foi possível ver durante vários dias como bolhas de gás de ambos os gasodutos atingiram a superfície. O Nord Stream 2 ainda não estava em uso, mas seus dois tubos estavam cheios de gás.

Durante as investigações, relatórios passaram a considerar o caso como sabotagem e surgiram acusações mútuas contra Rússia, EUA e Ucrânia, mas nada foi oficialmente provado.

(Com Reuters)