Democrata vence eleição especial e fica com a vaga de George Santos

Vitória reduz maioria republicana na Câmara, que agora é de 219 deputados contra 213 democratas; Santos teve o mandato cassado em dezembro, após acusações de fraude

Roberto de Lira

O ex-deputado americano George Santos, cassado em dezembro de 2023 (Alex Wong/Getty Images)
O ex-deputado americano George Santos, cassado em dezembro de 2023 (Alex Wong/Getty Images)

Publicidade

O democrata Tom Suozzi venceu na noite de terça-feira (13) a disputa na eleição especial que escolheu o representante do 3º Distrito de Nova York, o que vai reduzir ainda mais a pequena vantagem que os republicanos têm na Câmara dos Estados Unidos. Ele vai substituir o ex-deputado George Santos, de origem brasileira, que foi cassado em dezembro, em meio a denúncias de fraude.

Segundo estimativa da Associated Press, Suozzi obteve 59% dos votos, contra 41% do candidato republicano Mazi Pilip. “O povo de Queens e Long Island está farto de disputas políticas”, disse Suozzi durante um discurso de vitória. “Eles querem que nos unamos e resolvamos problemas.”

Ainda que a vitória tenha representado uma recuperação de uma área que abrange parte dos bairros do Queens e de Long Island, que pendeu para o Partido Republicano nas eleições de meio de mandato em 2022, analistas destacaram que a nevasca que caiu sobre Nova York ontem pode ter interferido na decisão de votar pelos moradores.

Continua depois da publicidade

Ambas as campanhas ofereceram aos eleitores caronas gratuitas para irem às urnas enquanto os arados limpavam a lama das estradas.

O resultado deixou os republicanos com uma maioria de 219 deputados contra 213 dos democratas na Câmara. Com o partido de oposição à gestão de Joe Biden dividido por questões internas, essa margem estreita pode ser decisiva em votações importantes.

Santos foi expulso do Congresso em dezembro, após mais de 20 acusações de fraude, o que desencadeou a eleição especial. Mesmo antes das acusações, Santos se tornou fonte constrangimento para os republicanos, uma vez que foi provado que ele havia forjado partes de sua história pessoal.

Continua depois da publicidade

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS