Publicidade
O primeiro debate presidencial dos Estados Unidos deste ano, marcado para o próximo dia 27 de junho, será apenas entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump. A emissora de TV informou nesta quinta-feira que o democrata e o republicano foram os únicos a cumprir os requisitos de qualificação para a disputa. Assim, o independente Robert F. Kennedy Jr. ficará de fora.
Pelas regras anunciadas, os candidatos eram obrigados a obter pelo menos 15% de apoio em quatro pesquisas nacionais e precisavam ser viáveis em cédulas estaduais suficientes para ganhar os 270 delegados necessários para serem eleitos para a Casa Branca.
Os dois principais concorrentes atingiram essas metas com sobras, mas Kennedy Jr. não chegou a esse limite até esta quinta-feira (20), data final imposta pelos organizadores.
Ele reagiu com fúria à sua exclusão, afirmando que a emissora atendeu a um pedido dos concorrentes favoritos. “Minha exclusão (…) do debate é antidemocrática, antiamericana e covarde.”
No debate, os candidatos vão seguir regras mais duras do que em disputas anteriores: seus microfones ficarão mudos até que seja a vez do candidato falar e os moderadores poderão “usar todas as ferramentas à sua disposição para impor o timing e garantir uma discussão civilizada”. Também não haverá público em estúdio, ao contrário dos debates do passado.
Continua depois da publicidade
O site The Hill informou que o embate está sendo aguardado com interesse pelos eleitores. Em uma pesquisa divulgada após o anúncio dos debates, a maioria dos americanos (72%) disse que provavelmente iria sintonizar nos canais, sendo que apenas 27% disseram que não estavam interessado.
O segundo debate será organizado pela rede ABC em 10 de setembro.