David Lynch, lendário diretor de Twin Peaks e Veludo Azul, morre aos 78 anos

Lynch havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar em 2020

Camille Bocanegra

FILE PHOTO: 70th Cannes Film Festival - Closing ceremony - Cannes, France. 28/05/2017. Director David Lynch gestures. REUTERS/Stephane Mahe/File Photo
FILE PHOTO: 70th Cannes Film Festival - Closing ceremony - Cannes, France. 28/05/2017. Director David Lynch gestures. REUTERS/Stephane Mahe/File Photo

Publicidade

O diretor e roteirista David Lynch morreu aos 78 anos, nesta quinta-feira (16). O falecimento foi anunciado pela família de Lynch nas redes sociais.

O diretor havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar em 2020 e comentado, em novembro do ano passado, que dependia de oxigênio complementar até para atividades cotidianas. Lynch, na ocasião, disse que fumava desde os 8 anos de idade.

“Uma parte muito importante da minha vida era fumar. Eu amava o cheiro do tabaco, o gosto do tabaco. Eu amava acender cigarros. Era parte de ser um pintor e um cineasta para mim”, disse o diretor à revista People em novembro de 2024. Mesmo após o diagnóstico, o diretor só conseguiu parar de fumar em 2022.

Ano passado, o Lynch também chegou a comentar que não conseguia mais acompanhar filmagens e que apenas poderia fazer filmes se fosse de forma remota.

“É com profundo pesar que nós, sua família, anunciamos o falecimento do homem e do artista, David Lynch”, disse um comunicado na página de Lynch no Facebook.

“Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais entre nós. Mas, como ele diria, ‘Fique de olho na rosquinha e não no buraco’.”

Continua depois da publicidade

A família não informou a razão da morte.

(com Reuters)