Cybertruck da Tesla explode em frente à Trump Tower: Tudo o que se sabe sobre o caso

FBI investiga ligação entre explosão de picape em Las Vegas e ataque em Nova Orleans

Equipe InfoMoney

Os restos de um Tesla Cybertruck que pegou fogo na entrada da Trump Tower estão sendo inspecionados em Las Vegas, Nevada, EUA, em 1º de janeiro de 2025. REUTERS/Ronda Churchill IMAGENS DO DIA TPX.
Os restos de um Tesla Cybertruck que pegou fogo na entrada da Trump Tower estão sendo inspecionados em Las Vegas, Nevada, EUA, em 1º de janeiro de 2025. REUTERS/Ronda Churchill IMAGENS DO DIA TPX.

Publicidade

O FBI está investigando se há alguma ligação entre a explosão de um carro da Tesla, em frente ao Trump Hotel, em Las Vegas, e o ataque da caminhonete que atropelou e matou 15 pessoas em Nova Orleans, no Ano Novo.

Em Las Vegas, o motorista de uma picape Tesla Cybertruck morreu e outras sete pessoas ficaram feridas depois que o veículo, carregado de combustível e fogos de artifício, explodiu. Já no ataque em Nova Orleans, um cidadão americano de 42 anos, avançou contra um multidão em uma rua movimentada, matando 15 e ferindo outras 35 pessoas. Ele foi morto a tiros pela polícia.

No caso de Las Vegas, o FBI já identificou a pessoa que dirigia o veículo, mas não pode ainda divulgar a informação, segundo o agente especial responsável pelo caso, Jeremy Schwartz. Um possível explosivo artesanal teria sido encontrado na  caminhonete que foi alugada.

O FBI afirmou ainda que mais dois explosivos improvisados também foram achados na área onde ocorreu o ataque e que agentes de segurança trabalharam para identificar novos eventuais explosivos e desarmá-los. Autoridades americanas acreditam que outras pessoas participaram do ataque e que os dois casos podem sim estar interligados. Mas o presidente Joe Biden afirmou que ainda não há confirmação da relação entre os dois eventos.

“Estamos investigando qualquer conexão. Não estamos descartando nada”, disse o xerife do Departamento de Polícia dos Estados Unidos, Kevin McMahill. Segundo ele, o Cybertruck chegou ao prédio Trump às 8h40 da manhã, horário local. Uma pessoa que estava dentro do veículo morreu. Outras pessoas, que estavam ao redor, tiveram ferimentos leves.

Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, disse que a fabricante de carros elétricos estava investigando o incêndio. “Toda a equipe sênior da Tesla está investigando esse assunto agora”, disse ele em um post no X, acrescentando: “Nunca vimos nada parecido com isso”.

Continua depois da publicidade

Muitas perguntas

O Hotel Trump International, em Las Vegas, faz parte da Organização Trump, empresa do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que retornará à Casa Branca em 20 de janeiro. Musk foi um dos principais apoiadores de Trump em sua campanha presidencial de 2024 e também é conselheiro do novo presidente. O bilionário já foi nomeado pelo presidente eleito para liderar o Departamento de Eficiência Governamental.

“Obviamente, um Cybertruck no hotel de Trump deixa muitas perguntas no ar e temos que responder”, disse o xerife do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, Kevin McMahill, em uma entrevista coletiva.

A polícia afirmou que o Cybertruck foi alugado no Colorado, chegou a Las Vegas por volta das 7h30 e dirigiu pela famosa Strip da cidade, repleta de hotéis, cassinos e locais de entretenimento, até chegar ao hotel, onde parou na área de manobristas.

Continua depois da publicidade

Incêndio diferente

Especialistas em automóveis dizem que incêndios em veículos elétricos queimam de forma diferente daqueles em carros com motores de combustão interna. Geralmente, eles duram mais e são mais difíceis de apagar.

Modelo inspirado em filmes

Apresentado em 2019 pela empresa Tesla, o Cybertruck chegou ao mercado americano no final de 2023. O modelo chama a atenção por suas linhas retas e pela aparência que não lembra muito picapes convencionais, apesar de o aparelho se posicionar nesta categoria.

O visual do automóvel é inspirado em veículos de vários filmes, como “Blade Runner: O Caçador de Androides”; o modelo anfíbio ‘Wet Nellie’ visto em “007 – O Espião que me Amava”, da saga James Bond, e também lembra carros de “Mad Max: Estrada da Fúria”.

Continua depois da publicidade

*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo