Covid-19 surgiu em acidente de laboratório na China, diz comitê do Congresso dos EUA

Relatório de comitê controlado por deputados republicanos tem mais de 500 páginas e levou dois anos para ser concluído; políticos dizem que vírus pode ter sido modificado em laboratório de Wuhan e escapado por acidente

Equipe InfoMoney

(Pixabay)
(Pixabay)

Publicidade

A origem da pandemia de Covid-19 foi provavelmente um vazamento após acidente ocorrido num laboratório de pesquisas na China. Essa pelo menos é conclusão de um relatório de um comitê especial da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, controlado por deputados republicanos.

O relatório de análise pós-ação na pandemia “As Lições Aprendidas e Um Caminho a Seguir”, foi concluído nesta semana, após dois anos de trabalhos, e tem mais de 500 páginas.

Após entrevistar 30 peritos e analisar mais de um milhão de documentos, os deputados concluíram que o vírus SARS-CoV-2 “provavelmente surgiu como resultado de um acidente de laboratório ou pesquisa”. Em sua apresentação, o texto afirma que essa conclusão não é uma “teoria da conspiração”.

Continua depois da publicidade

Entre os peritos entrevistados pelo comitê estava o virologista americano e principal conselheiro sobre o coronavírus do governo, Anthony Fauci. Segundo os deputados republicano, ele foi responsável por encaminhar fundos para cientistas chineses que supostamente modificaram geneticamente o coronavírus.

Mas durante seu interrogatório, em junho, Fauci argumentou que era “molecularmente impossível” para os vírus de morcego estudados em um laboratório em Wuhan, China, se transformarem no vírus que causou a pandemia.

Várias agências federais dos EUA, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e cientistas de todo o mundo chegam a conclusões diferentes sobre a origem do coronavírus: a maioria assume que o vírus se espalhou a partir  de animais na China.

Continua depois da publicidade

No entanto, uma investigação do serviço secreto dos EUA, por outro lado, mostrou no ano passado que o vírus pode ter sido geneticamente modificado e escapado de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan. As primeiras infecções com o coronavírus em humanos ocorreram naquela cidade, em 2019.

A pandemia de coronavírus matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1,1 milhão nos EUA.