Com eleição próxima, Venezuela assiste guerra de pesquisas eleitorais

Duas pesquisas divulgadas nesta semana colocaram o opositor Edmundo González Urrutia com até 20 pontos de vantagem, mas outros quatro estudos dão Nicolás Maduro à frente, com liderança ainda maior

Roberto de Lira

Pessoas em ato de apoio ao presidente Maduro da Venezuela, em Caracas - 
20/06/2024
(Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters)
Pessoas em ato de apoio ao presidente Maduro da Venezuela, em Caracas - 20/06/2024 (Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters)

Publicidade

Faltando pouco mais de uma semana para as eleições presidenciais na Venezuela, está acontecendo uma verdadeira guerra de pesquisas eleitorais, o que tem dificultado prognósticos sobre o resultado final.

Duas pesquisas recentes colocam o candidato de oposição, Edmundo González Urrutia, com até 20 pontos percentuais de vantagem. Outros quatro levantamentos mostram o presidente Nicolás Maduro muito à frente do adversário, com vantagens superiores a 30 pontos.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Segundo o estudo da empresa Delphos, em aliança com o Centro de Estudos Políticos e Governamentais da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), o candidato da oposição está com 59,1% das intenções de voto, enquanto Maduro teria 24,6% das preferência. Outros concorrentes teria perto de 1%, ou menos.

A pesquisa foi divulgada na quarta-feira e abrangeu 1.200 entrevistas com eleitores e tem margem de erro de 1,8%. O analista Félix Seijas Jr., que apresentou a pesquisa em Caracas, destacou que 71,3% da amostra acham que uma mudança de governo é necessária ou muito necessária e que 40% se definem como oposição, 30,6% são chavistas (sendo que quase metade deles está descontente com Maduro) e 29,5% disseram não apoiar nenhum lado.

No mesmo dia, a empresa ORC Consultores apresentou um estudo realizado entre 5 e 13 de julho no qual apurou que Urrutia tem 59,68% das intenções de voto, enquanto Maduro alcança apenas 12,59% de apoio eleitoral. A pesquisa tem margem de erro de 2,5% e 95% de confiança.

Continua depois da publicidade

Mas também há estudos bem favoráveis a Maduro. A pesquisa mais recente, da IdeaDatos e divulgada nesta sexta-feira, mostra que 55,9% dos entrevistados devem votar no presidente Nicolás Maduro. A intenção de votos em Urrutia seria de 22,4%. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 17 de julho e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

A distância é semelhante à captada nesta semana pela consultoria Dataviva, que ouviu eleitores entre 8 e 12 de julho, e indicou que Maduro conta com 56% das intenções de voto, com Urrutia alcançando 20,5% das preferências.

Para a Paramétrica, o atual presidente também venceria, mas por vantagem menor: 51,74% a 29,06%.

Continua depois da publicidade

Já a consultoria internacional ICS, captou no início do mês um apoio ainda maior a Maduro, que bateria Urrutia por 71,6% a 23,9%.