Coligação do novo governo da África do Sul já representa 2/3 do parlamento

Segundo o partido governista CNA, a aliança já representa 273 assentos na Assembleia Nacional, ou 68% dos 400 do parlamento

Reuters

Líder do CNA, Cyril Ramaphosa, foi reeleito presidente da África do Sul - 14/06/2024 (Foto: Nic Bothma/Reuters)
Líder do CNA, Cyril Ramaphosa, foi reeleito presidente da África do Sul - 14/06/2024 (Foto: Nic Bothma/Reuters)

Publicidade

Joanesburgo (Reuters) – O Congresso Nacional Africano (CNA) disse nesta segunda-feira (17) que o novo governo da África do Sul tem cinco partidos até agora, representando mais de dois terços dos assentos na Assembleia Nacional, e que as conversações com outras siglas estavam em curso.

Após as eleições do mês passado, o CNA foi forçado a fechar alianças com outros partidos políticos depois de não ter conseguido obter uma maioria parlamentar pela primeira vez desde as eleições de 1994, que marcaram o fim do apartheid.

O líder do partido, Cyril Ramaphosa, foi reeleito presidente da África do Sul pelo parlamento na sexta-feira, quando seu partido obteve apoio de seu maior rival, a Aliança Democrática, liderada pelos brancos, bem como de dois partidos menores — o socialmente conservador Inkatha Freedom e a direitista Aliança Patriótica.

Continua depois da publicidade

O CNA informou que outro partido menor, o GOOD, também se inscreveu para fazer parte do pacto de governo de unidade.

Esta aliança representa 273 assentos na Assembleia Nacional, ou 68%, afirmou o ANC em comunicado. O parlamento da África do Sul tem 400 assentos.

O CNA disse que o governo de unidade garantiria a representação no poder de todos os partidos participantes e tomaria decisões por consenso.

Continua depois da publicidade

Entre suas prioridades, o governo de unidade deverá concentrar-se no crescimento econômico rápido, inclusivo e sustentável, na promoção do investimento de capital fixo, na criação de empregos, na reforma agrária e no desenvolvimento de infraestruturas, afirmou o CNA.