Cinco pessoas morrem em Gaza após pacote de ajudar humanitária despencar sobre casas

Falha no paraquedas causou o acidente, segundo testemunhas; autoridades da ONU e dos EUA reconheceram nesta semana que lançamentos por via aérea não vão solucionar crise

Roberto de Lira

Voluntários carregam alimentos e suprimentos em caminhões em um comboio de ajuda humanitária (Bloomberg)
Voluntários carregam alimentos e suprimentos em caminhões em um comboio de ajuda humanitária (Bloomberg)

Publicidade

Cinco pessoas morreram e ao menos 10 ficaram feridas em Gaza nesta sexta-feira (8) quando um mau funcionamento de um paraquedas fez com que um pacote de ajuda humanitária despencasse sobre casas. Segundo agências internacionais, os pacotes de ajuda estavam sendo atirados próximo ao campo de refugiados de Al-Shati, no norte de Gaza.

Um vídeo distribuído na rede X pela MintPress News, organização independente de jornalismo, mostra o momento do acidente, quando um entre vários paraquedas com pacotes não se abre, caindo em alta velocidade.

Tanto a Organização das Nações Unidas (ONU) como o governo dos Estados Unidos reconheceram nesta semana que os lançamentos por via aérea não são suficientes para atender à enorme necessidade da população local. Há relatos de fome generalizada entre os cerca de 2,3 milhões de habitantes de Gaza.

Referindo-se às cinco pessoas mortas hoje, o escritório de mídia do governo em Gaza, controlado pelo Hamas, disse que os lançamentos aéreos eram “fúteis” e “não eram a melhor maneira de a ajuda entrar”.

Os EUA e a Jordânia estão entre os países que realizaram lançamentos aéreos no norte de Gaza, onde centenas de milhares de pessoas enfrentam condições terríveis após mais de cinco meses de guerra entre Israel e o Hamas.

Segundo testemunhas, as vítimas de hoje foram levadas para o hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza.

Tópicos relacionados