China participará de exercícios militares no Brasil ao lado de tropas dos EUA

A China enviou observadores no ano passado, mas terá tropas em terra neste ano

Reuters

Militares se preparam para cerimônia do Dia do Soldado, em Brasília
22/08/2024
REUTERS/Adriano Machado
Militares se preparam para cerimônia do Dia do Soldado, em Brasília 22/08/2024 REUTERS/Adriano Machado

Publicidade

Tropas chinesas participarão pela primeira vez de exercícios anuais realizados pelas Forças Armadas do Brasil nesta semana, treinando ao lado de soldados norte-americanos, segundo a Marinha brasileira.

A China enviou observadores no ano passado, mas terá tropas em terra neste ano, disse a Marinha, que coordena os exercícios da Operação Formosa, em um comunicado, acrescentando que as tropas dos EUA participaram em 2023.

“Na Operação Formosa 2024 temos pela primeira vez a participação de parcelas de tropa constituída de ambas nações amigas”, afirmou a Marinha sobre as duas superpotências presentes este ano. Ela não detalhou o tamanho de seus contingentes.

As Forças Armadas brasileiras movimentarão 3.000 soldados para os exercícios de três dias que começam nesta quarta-feira (11), e eles treinarão usando aeronaves, tanques, veículos blindados e anfíbios, artilharia e lançadores de mísseis e foguetes.

Os exercícios, que usam munição real, são realizados fora da cidade de Formosa, localizada 80 kms a nordeste de Brasília.

Os militares convidados participam de workshops para trocar experiências, segundo a Marinha, e observadores de oito países acompanharão os exercícios, incluindo Argentina, França, Itália, Paquistão e África do Sul.