China descobre possível maior reserva de ouro, com valor de US$ 83 bilhões

Depósito no campo de ouro de Wangu, na região central da China, pode render mais de 1.000 toneladas de ouro, conforme estimativas do Departamento Geológico de Hunan

Equipe InfoMoney

(Foto: Michael Caronna/Reuters)
(Foto: Michael Caronna/Reuters)

Publicidade

A China informou a descoberta daquela que pode ser a maior reserva de ouro conhecida do mundo, com estimativa superior a 600 bilhões de yuans (cerca de US$ 83 bilhões). O depósito no campo de ouro de Wangu, na região central da China, pode render mais de 1.000 toneladas de ouro, conforme estimativas do Departamento Geológico de Hunan, informou a agência de notícias Xinhua.

De acordo com a agência, os geólogos detectaram mais de 40 veios de ouro, com uma reserva de 300 toneladas cada, a uma profundidade de 2.000 metros, mas informaram que pode haver mais reservas em camadas mais profundas. “Muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível”, disse o geólogo Chen Rulin.

Liu Yongjun, vice-chefe do departamento, disse que novas tecnologias de prospecção de minério, como modelagem geológica 3D, foram usadas no campo de ouro de Wangu.

Continua depois da publicidade

O ouro também foi encontrado durante as perfurações nas áreas periféricas do local, mostrando perspectivas promissoras, disse Liu.

A China é o maior produtor mundial de ouro, respondendo por cerca de 10% da produção global em 2023, mostraram dados do Conselho Mundial do Ouro.

Segundo informações do NY Post, antes dessa descoberta, o título de maior reserva de ouro do mundo estava com a mina de ouro South Deep, na província de Gauteng, na África do Sul, com  cerca de 930 toneladas métricas de ouro.