China abre investigação sobre apurações da UE que miram produtos chineses

A investigação deverá ser concluída antes de 10 de janeiro, mas poderá ser estendida por três meses, informou o ministério

Estadão Conteúdo

Carros para exporação em terminal do porto de Yantai, província de Shandong, na China - 
10/01/2024
(Foto: China Daily/via Reuters)
Carros para exporação em terminal do porto de Yantai, província de Shandong, na China - 10/01/2024 (Foto: China Daily/via Reuters)

Publicidade

A China iniciou uma investigação nesta quarta-feira (10) sobre apurações comerciais da União Europeia (UE) contra uma série de produtos chineses, dias após o bloco confirmar planos de impor tarifas adicionais a carros elétricos de fabricação chinesa.

A pedido de um grupo industrial com apoio estatal que representa exportadores de máquinas e eletrônicos, o Ministério de Comércio da China disse que irá investigar iniciativas antisubsídio da UE que tenham como alvo trens, painéis solares, turbinas eólicas e equipamentos de segurança de origem chinesa.

A investigação deverá ser concluída antes de 10 de janeiro, mas poderá ser estendida por três meses, informou o ministério.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 
Na semana passada, a Comissão Europeia, braço executivo da UE, confirmou que iria adiante com planos de tarifar veículos elétricos chineses, com a alegação de que Pequim concede subsídios injustos a montadoras chinesas para prejudicar a concorrência externa. Fonte: Dow Jones Newswires.