Chegada do tufão Gaemi faz Taiwan fechar mercados e liberar trabalho na 4ª feira

Atualmente classificado como um tufão de força média, o Gaemi deve atravessar o Estreito de Taiwan e atingir a província chinesa de Fujian na sexta-feira

Reuters

Pessoas se preparam para chegada de tufão em Taipé - 23/7/2024 (Foto: Ann Wang/Reuters)
Pessoas se preparam para chegada de tufão em Taipé - 23/7/2024 (Foto: Ann Wang/Reuters)

Publicidade

Hualien, Taiwan (Reuters) – Os mercados financeiros fecharão e as pessoas terão o dia livre na quarta-feira, conforme o tufão Gaemi se aproxima de Taiwan, levando ventos fortes e chuvas torrenciais, com os jogos de guerra anuais Han Kuang reduzidos e equipamentos de emergência preparados.

Gaemi, o primeiro tufão da temporada a afetar Taiwan, deve atingir a costa nordeste no início da noite de quarta-feira, de acordo com a Administração Central de Meteorologia da ilha.

Atualmente classificado como um tufão de força média por Taiwan, é provável que ele atravesse o Estreito de Taiwan e atinja a província chinesa de Fujian, no sudeste do país, na sexta-feira.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP

A capital Taipé e cidades vizinhas fecharão as escolas e darão folga às pessoas na quarta-feira, com os mercados financeiros também fechados.

“Amanhã, por favor, fiquem em casa”, escreveu o prefeito de Taipé, Chiang Wan-an, em sua página no Facebook. “Gaemi, o primeiro tufão a atingir a terra firme este ano, continua a se fortalecer.”

Continua depois da publicidade

Entretanto, a TSMC, maior fabricante de chips contratada do mundo, disse que esperava que todas as suas fábricas mantivessem a produção normal durante o tufão, acrescentando que havia ativado os procedimentos de preparação de rotina.

Alguns condados montanhosos do centro e do sul de Taiwan deverão registrar um total de chuvas de até 1.800 mm durante o tufão, informou a administração meteorológica.

O governo colocou mais de 1.000 barcos de borracha de prontidão para possíveis inundações em toda a ilha, que verá a tempestade coincidir com as marés altas anuais, e enviou às pressas alimentos de emergência, água e equipamentos de comunicação para áreas remotas.