Publicidade
Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais do Planalto, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a realização de uma nova eleição na Venezuela como forma de ajudar a resolver a crise no país. As informações são do jornal O Globo.
Ao jornal Valor Econômico, Amorim disse que a ideia é “embrionária” e não foi discutida com Colômbia e México, que tentam construir junto com o Brasil um diálogo entre Nicolás Maduro, declarado vencedor das eleições presidenciais, e Edmundo González Urrutia, candidato da oposição.
O assessor de Lula disse que fez a sugestão em caráter informal, após ouvir outros “atores internacionais”. Segundo Amorim, a proposta envolveria um pacote de contrapartidas da comunidade internacional, como “anistia política” a Maduro e “retirada de sanções” à Venezuela.
Ainda segundo O Globo, Lula afirmou na última reunião ministerial, realizada na quinta-feira (8), que o próprio Maduro deveria ter chamado uma nova eleição na Venezuela, com a mediação de órgãos internacionais e a participação de observadores externos.