Casos de dengue aumentam nas Américas em possível pior surto da história, aponta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela doença

Reuters

Publicidade

Os casos de dengue nas Américas aumentaram de forma acentuada nos primeiros três meses deste ano, chegando a um número três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quinta-feira (28).

Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela dengue, no que as autoridades da Opas descreveram em uma coletiva de imprensa como provavelmente a pior temporada até agora observada nas Américas para a doença transmitida por mosquitos.

Epidemia no Brasil

O Brasil já convive com a dengue há muitos anos, mas, nos últimos meses, o país vem enfrentando um aumento alarmante no número de casos. O número de casos prováveis já ultrapassou a marca de 2 milhões só em 2024, com 758 mortes confirmadas, segundo dados do Ministério da Saúde.  

Mesmo com o fim do Verão, a expectativa é que esses números continuem expressivos. Enquanto alguns casos podem demandar internação hospitalar, a maioria dos pacientes enfrenta uma incapacidade temporária que os impede de trabalhar.