Câmara da Argentina começa sessão que deve aprovar megapacote de Milei em definitivo

Megapacote de mudanças, que pretende realizar uma ampla desregulamentação na economia do país, foi aprovado com mudanças pelo Senado no último dia 12 e precisa desse novo aval

Roberto de Lira

Congresso da Argentina - 02/02/2024 (Foto: Agustin Marcarian/Reuters)
Congresso da Argentina - 02/02/2024 (Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

Publicidade

A Câmara dos Deputados da Argentina iniciou na tarde desta sexta-feira (27) a sessão especial que deve dar a aprovação final à Lei de Bases e ao pacote fiscal enviados há seis meses ao Congresso pelo presidente Javier Milei.

O megapacote de mudanças que pretende realizar uma ampla desregulamentação na economia do país foi aprovado com mudanças pelo Senado no último dia 12 e precisa desse novo aval.

Há uma expectativa de uma sessão longa, de até 12 horas para a aprovação dos projetos, uma vez que haverá votação do texto principal e também individualmente sobre as mudanças tributárias, mas a expectativa de especialistas é que a aprovação deve acontecer.  

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

É necessário um mínimo de 129 votos para que o projeto passe e os governistas calculam ter alguma margem mesmo que aconteçam deserções de última hora. A votação favorável, segundo essas estimativas é de algo entre 134 e 140 votos, dependendo da proposição.

Para conseguir esse nível de votação, o governo conta, além dos votos do partido de Milei, (A Liberdade Avança), da adesão do PRO, dos blocos Inovação Federal e Fazemos Coalização Federal e de um setor majoritário dos radicais da UCR.