Bomba da 2ª Guerra Mundial explode em pista de aeroporto no Japão após avião decolar

Bomba de 250 quilos e não detonada no confronto explodiu apenas dois minutos após a passagem de um avião; pista já foi base aérea da Marinha Imperial Japonesa

Roberto de Lira

Publicidade

Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial explodiu na pista de um aeroporto do Japão na quarta-feira (2) logo após a decolagem de um avião de passageiros. Segundo a agência de notícias Kyodo News, o aeroporto de Miyazaki, localizado no sudoeste do país, só retomou as operações na manhã desta quinta-feira, após o cancelamento de mais de 80 voos.

Imagens de vídeo de uma escola de aviação civil local mostraram uma nuvem negra de poeira e destroços subindo apenas dois minutos depois que uma aeronave passou nas proximidades. A explosão deixou um buraco de 7 metros de largura e 1 metro de profundidade.

No total, quatro aviões para voos domésticos usaram a pista de taxiamento pouco antes da explosão.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Uma seleção mensal de títulos corporativos negociados no exterior para você investir em dólar.

A Força de Autodefesa Terrestre do Japão disse que o explosivo era uma bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial e está investigando como ela explodiu. O governo japonês disse na quarta-feira que a bomba fabricada nos EUA foi a causa da explosão.

Anteriormente uma base aérea da Marinha Imperial Japonesa, o aeroporto tem sido frequentemente afetado por descobertas de bombas americanas não detonadas na guerra. Duas dessas bombas foram encontradas no aeroporto em 2011 e outra em 2021.