Biden vacila contra Trump em primeiro debate das eleições presidenciais dos EUA

Presidente teve performance que pode agravar as preocupações sobre sua idade e intensificar as preocupações dos democratas sobre sua capacidade de derrotar Trump

Bloomberg

Publicidade

O presidente Joe Biden vacilou durante os duelos do debate presidencial desta quinta-feira (27), em uma performance que pode elevar as preocupações sobre sua idade e intensificar os temores dos democratas sobre a capacidade de seu candidato de derrotar o republicano Donald Trump na eleição de novembro.

A performance do presidente foi pontuada por tropeços, repetição de frases, tosses, erros de fala e uma pausa prolongada que alimentará preocupações sobre sua aptidão e acuidade. Ele errou em números chave, como a quantidade de novos empregos criados sob sua administração, limites para custos de medicamentos e insulina que são pilares de sua campanha de reeleição.

A performance instável ameaça ferir a campanha já vacilante de Biden, alimentando ataques republicanos de que, aos 81 anos, o presidente mais velho da história dos EUA não está apto para servir mais um mandato de quatro anos. Trump capitalizou os erros de Biden, criticando seu oponente durante uma discussão sobre imigração.

Continua depois da publicidade

O candidato democrata, o presidente dos EUA Joe Biden, e o candidato republicano, o ex-presidente dos EUA Donald Trump, em seus púlpitos no início do debate presidencial em Atlanta, Geórgia, EUA, 27 de junho de 2024. REUTERS/Brian Snyder

“Eu realmente não sei o que ele disse sobre isso, e eu não acho que ele sabe o que disse também,” disse Trump.

Biden está lutando contra um resfriado, segundo pessoas familiarizadas com a situação.

A performance de Trump também não esteve isenta de erros. Quando questionado sobre americanos lutando contra o vício em opioides, o ex-presidente falou sobre imigração e a detenção de um repórter do Wall Street Journal pela Rússia. Ele reivindicou falsamente crédito por um limite nos preços da insulina do Medicare, afirmou que os manifestantes do 6 de janeiro foram convidados a entrar no Capitólio pela polícia e foi forçado a afirmar que nunca teve relações sexuais com uma estrela pornô – um elemento central de seu julgamento por um pagamento secreto. Ele também evitou repetidamente e de maneira estranha perguntas sobre se respeitaria os resultados da eleição.

Continua depois da publicidade

Mais tarde no debate, quando questionado sobre preocupações com a idade, Biden retrucou: “Este cara é três anos mais jovem e muito menos competente.”

“Olhe para o histórico. Olhe o que eu fiz,” acrescentou.

Mas Biden se perdeu em uma crítica ensaiada sobre as reivindicações exageradas de Trump sobre sua altura e peso e caiu em uma discussão prolongada e confusa sobre seu desempenho no golfe.

Continua depois da publicidade

“Vamos parar de agir como crianças,” retrucou Trump.

O presidente dos EUA, Joe Biden, participa do primeiro debate presidencial realizado pela CNN em Atlanta, Geórgia, EUA, 27 de junho de 2024. REUTERS/Marco Bello

Disputa econômica

Os candidatos começaram o primeiro debate presidencial discutindo sobre a economia, com cada um culpando o outro pelo aumento do custo dos alimentos e moradia.

Os eleitores classificaram a economia como um dos principais temas da campanha. As pesquisas mostram eleitores céticos em relação ao histórico de Biden, apesar do sólido crescimento do emprego e dos investimentos na indústria e na infraestrutura, enquanto a inflação historicamente alta tem causado estragos nas famílias americanas.

Continua depois da publicidade

“Tínhamos uma economia em queda livre. A pandemia foi tão mal gerida,” disse Biden, apontando para o histórico do ex-presidente. “O que tivemos que fazer foi tentar juntar as coisas novamente, e foi exatamente o que começamos a fazer.”

Trump defendeu seus cortes de impostos, que devem vencer no próximo ano, dizendo que abriram caminho para um boom no mercado de ações.

“Eu dei a vocês o maior corte de impostos da história. Eu também dei a maior redução de regulamentações da história,” disse Trump.

Continua depois da publicidade

O dólar subiu em relação aos principais pares enquanto os candidatos trocavam farpas, com o peso mexicano e o iene japonês entre as moedas globais enfraquecendo. O índice da Bloomberg do dólar subiu para novas máximas do ano.

“As moedas estão reagindo ao debate presidencial dos EUA,” disse a estrategista do Commonwealth Bank of Australia, Carol Kong. “A julgar pelas reações até agora, os mercados acham que o presidente Trump está ‘vencendo’ o debate. Mas ainda é cedo para concluir.”

Durante a discussão sobre a economia, Biden disse que 15 mil empregos foram criados durante sua presidência, em vez de 15 milhões, que alguns idosos agora têm um limite anual de US$ 200 para custear medicamentos, em vez de US$ 2.000, e disse incorretamente que alguns americanos ricos eram trilionários.

“Ele não está equipado para ser presidente. Você sabe disso e eu sei disso,” disse Trump durante o debate.

Candidato republicano, o ex-presidente dos EUA Donald Trump, participa de debate presidencial com o candidato democrata, o presidente dos EUA Joe Biden, em Atlanta, Geórgia, EUA, em 27 de junho de 2024. REUTERS/Brian Snyder

Insurreição no Capitólio

Trump tentou evitar a insurreição no Capitólio, em vez disso, destacando a força do país na época.

“Eu praticamente não tive nada a ver, me pediram para fazer um discurso,” disse Trump.

Biden observou que Trump não fez nada para intervir enquanto seus apoiadores invadiam o prédio. “A ideia de que essas pessoas são patriotas? Fala sério,” disse Biden.

Separadamente, Trump fez uma série de promessas grandiosas, dizendo que resolveria a guerra na Ucrânia “antes de assumir o cargo,” após prometer nos dias anteriores que um repórter do Wall Street Journal detido pela Rússia seria libertado se ele vencer a eleição.

Problemas com a Justiça

No meio do debate, Biden começou a atacar Trump sobre seus problemas com a Justiça, uma situação sem precedentes em uma eleição nos EUA. Trump é o primeiro ex-presidente condenado por um crime e enfrenta mais três acusações criminais.

“A única pessoa neste palco que é um criminoso condenado é o homem que estou olhando agora,” disse Biden.

Trump foi considerado culpado por um júri de Manhattan por falsificar registros comerciais para ocultar um pagamento de dinheiro secreto a uma estrela de filmes adultos e aguarda a sentença.

Biden citou diretamente o pagamento de dinheiro secreto de Trump à atriz, Stormy Daniels, acusando o ex-presidente de “ter relações sexuais com uma estrela pornô enquanto sua esposa estava grávida.”

“Eu não tive relações sexuais com uma estrela pornô,” respondeu Trump.

Trump também atacou Biden por trazer à tona sua condenação, observando que o filho do presidente, Hunter Biden, também é culpado de um crime, no caso por obter ilegalmente uma arma enquanto era viciado em drogas. Trump continuou dizendo, sem fornecer nenhuma evidência, que o próprio Biden enfrentaria acusações.

Restrições ao aborto

Mais tarde no debate, os dois discutiram sobre o aborto, outro tema muito importante na campanha, com Biden chamando o papel de Trump na onda de restrições ao procedimento de “coisa terrível.” Trump nomeou três dos juízes da Suprema Corte que ajudaram a derrubar as proteções federais ao aborto de Roe x Wade.

Trump disse que a decisão do tribunal apenas deixou a questão do aborto para os eleitores nos estados.

Biden encontrou seu ritmo mais tarde ao discutir o cuidado com os veteranos, atacando Trump por supostas declarações chamando soldados americanos mortos de “otários” e “perdedores.”

“Ele estava com seu general de quatro estrelas, e ele me disse que você disse, eu não quero entrar lá porque eles são um bando de perdedores e otários. Meu filho não era um perdedor. Não era um otário. Você é o otário. Você é o perdedor,” disse Biden, referindo-se a seu falecido filho Beau Biden, que morreu de câncer e serviu no exército.

Trump rebateu, negando a citação e dizendo que Biden deveria se desculpar com ele.

Biden desdenhou disso, dizendo que fez “mais pelos veteranos do que qualquer presidente na história americana.”

Guerra Israel-Hamas

Durante uma discussão sobre a guerra de Israel contra o Hamas, Biden caminhou em uma linha tênue. O presidente tentou tanto destacar seu apoio a Israel após o ataque mortal do Hamas em 7 de outubro, designado como grupo terrorista pelos EUA e União Europeia, quanto sua pressão por mais moderação nas operações militares israelenses em Gaza.

A campanha de Israel para erradicar o Hamas desencadeou uma crise humanitária e dividiu os democratas, desencadeando críticas sobre a gestão da guerra por Biden por parte de jovens eleitores e progressistas, partes-chave da coalizão eleitoral do partido.

O Hamas não pode continuar, disse Biden.

Trump disse que Israel deveria poder “terminar o trabalho.” Ele também adotou uma nota mais isolacionista na política externa, instando Biden a exigir que os aliados da Otan na Europa contribuam mais para a defesa.

“Ele se tornou como um palestino, mas eles não gostam dele porque ele é um palestino muito ruim, ele é um fraco,” disse Trump.

Biden respondeu, “Nunca ouvi tanta tolice.”