Biden confirma tiroteio e diz rezar por Trump: “não queremos esse tipo de violência”

O presidente dos EUA afirmou que o país precisa se unir como nação para condenar esse tipo de situação

Mitchel Diniz

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usou as redes sociais para se manifestar sobre o incidente com o seu adversário, Donald Trump, neste sábado. O republicano foi retirado de um comício na Pensilvânia onde discursava com sangue no rosto, após barulhos semelhantes a tiros serem ouvidos. Na mensagem, Biden confirmou se tratar de um tiroteio.

“Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump, na Pensilvânia. Estou aliviado em saber que ele está seguro e bem”, diz a postagem no perfil da presidência dos EUA no X, ex-Twitter.

“Estou rezando por ele, sua família e todos aqueles que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações. Jill e eu somos muito gratos ao Serviço Secreto americano por mantê-lo em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na America. Devemos nos unir como nação para condená-la”, completou.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula enquanto é auxiliado pelo pessoal de segurança após o tiroteio durante um comício de campanha no Butler Farm Show em Butler, Pensilvânia, EUA, 13 de julho de 2024. REUTERS/Brendan McDermid

O incidente

O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas de um comício na Pensilvânia depois que vários tiros foram ouvidos no local. Ele discursava no momento dos estampidos e levou a mão em direção ao ouvido direito, como se tivesse sido atingido por algo. Em seguida, ele se abaixa e fica atrás do púlpito de onde falava.

O ex-presidente foi retirado do local por agentes do serviço secreto americano logo em seguida. Ele estava com o lado direito do rosto ensanguentado. A polícia deu início à evacuação do local após o ocorrido.

No perfil oficial da campanha de Trump rede social X, o porta-voz Steven Cheung diz que o ex-presidente “está bem”.

Continua depois da publicidade

“O Presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, afirmou.

Serviço Secreto também se manifestou pelas redes sociais. “Donald Trump está seguro e medidas de proteção foram implementadas ao seu redor após um incidente em um evento de campanha do ex-presidente dos Estados Unidos no sábado na Pensilvânia”, informou.

“Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando estiverem disponíveis”.

Continua depois da publicidade

De acordo com a CNN, o autor dos supostos disparos teria sido “neutralizado”.

A NBC News relata que um participante do comício foi morto e outro está em estado crítico. O promotor público local informou que o suposto atirador havia falecido.

Uma testemunha, Ron Moose, disse que ouviu o que parecia ser quatro tiros, descrevendo o som como “pop, pop, pop”.

Continua depois da publicidade

Uma fonte ouvida pela CNBC afirma que o ferimento de Trump pode ter sido resultado da movimentação para retirar Trump do palco. 

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados