Avião da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano rumo ao Brasil

Operação de repatriação deve trazer ao país até 500 pessoas por semana

Equipe InfoMoney

Avião da FAB partiu do Brasil e já está a caminho do Líbano (Foto: Divulgação/FAB)
Avião da FAB partiu do Brasil e já está a caminho do Líbano (Foto: Divulgação/FAB)

Publicidade

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano já decolou da capital libanesa, Beirute, com 229 brasileiros, incluindo 10 crianças de colo, além de 3 pets, a bordo. O voo partiu às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado (5).

A aeronave deve pousar na manhã deste domingo (6), por volta das 10h, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde os repatriados serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o governo federal, está prevista uma escala em Lisboa (Portugal) para reabastecimento antes da chegada o Brasil. 

O avião, empregado na Operação Raízes do Cedro, partiu de Lisboa no início da manhã e pousou em Beirute às 11h22 (no horário de Brasília) deste sábado (5). O objetivo da operação é trazer ao Brasil até 500 pessoas por semana. Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês.

Segundo nota divulgada na tarde deste sábado (5) pelo Ministério das Relações Exteriores, o segundo voo está previsto para o decorrer da próxima semana, a depender das condições de segurança no terreno. O Itamarati ainda não definiu quando ocorrerão mais voos e o primeiro resgate ocorre em meio a uma escalada da ofensiva de Israel no Líbano. A expectativa é de que o avião KC-30 faça novos voos para Beirute o quanto antes.

Na sexta-feira (4), o voo da FAB já havia sido adiado diante da falta de segurança para transportar pessoas até o aeroporto. “Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje. Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia”, informou nota oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Na madrugada da sexta-feira, pelo menos um ataque israelense atingiu as proximidades do perímetro do aeroporto internacional de Beirute, de acordo com uma fonte do Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Líbano.

Continua depois da publicidade

*Com Agência Brasil

Tópicos relacionados