Áustria diz que suspeito de ataque a facadas jurou lealdade ao Estado Islâmico

Um garoto de 14 anos foi morto e outras cinco pessoas ficaram feridas

Reuters

Publicidade

VILLACH, Áustria (Reuters) – O solicitante de asilo sírio, suspeito de realizar um ataque mortal a facadas na cidade austríaca de Villach, havia jurado lealdade ao Estado Islâmico e foi radicalizado online, disseram autoridades no domingo.

Um garoto de 14 anos foi morto no ataque de sábado à tarde no centro de Villach e outras cinco pessoas ficaram feridas, três das quais estão em tratamento intensivo, disse a polícia.

O ministro do Interior Gerhard Karner disse em uma entrevista coletiva em Villach que o homem sírio de 23 anos preso sete minutos após o primeiro chamado à polícia acusado de ser o responsável pelo ataque sofreu um rápido processo de radicalização na internet e que a bandeira do Estado Islâmico (EI) foi encontrada em seu apartamento.

Karner, um conservador, disse aos repórteres que sentia tristeza e simpatia pelas vítimas, e então acrescentou:

“Mas nesses momentos também há, compreensivelmente, raiva e fúria. Raiva de um agressor islâmico que esfaqueou aleatoriamente pessoas inocentes aqui nesta cidade.”

Karner também disse que as autoridades deveriam ter mais poderes para examinar os solicitantes de asilo e que deveriam haver “verificações em massa sem motivo em muitas áreas”, já que o suspeito não havia atraído a atenção das autoridades até então.