Armênia anuncia reconhecimento de Estado palestino e Israel convoca embaixador

Espanha, Irlanda e Noruega estão entre os países ocidentais que reconhecem oficialmente um Estado palestino, o que levou Israel a retirar seus embaixadores de Madri, Dublin e Oslo no mês passado

Reuters

Manifestação em Dublin a favor dos palestinos - 18/11/2023 (Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters)
Manifestação em Dublin a favor dos palestinos - 18/11/2023 (Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters)

Publicidade

(Reuters) – A Armênia reconheceu oficialmente um Estado palestino, informou o Ministério das Relações Exteriores da Armênia nesta sexta-feira, o mais recente país a fazê-lo, apesar da oposição de Israel.

A Armênia apoia uma resolução das Nações Unidas sobre um cessar-fogo imediato na guerra de Israel com o Hamas em Gaza e é a favor de uma solução de dois Estados para o conflito palestino-israelense, disse um comunicado do ministério.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel convocou o embaixador armênio “para uma séria reprimenda” após o anúncio do reconhecimento do Estado palestino, disse um porta-voz do ministério em um comunicado.

Continua depois da publicidade

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

A Autoridade Palestina, que exerce um governo autônomo limitado na Cisjordânia sob ocupação militar israelense, saudou a decisão da Armênia. “Esse reconhecimento contribui positivamente para preservar a solução de dois Estados, que enfrenta desafios sistemáticos, e promove a segurança, a paz e a estabilidade para todas as partes envolvidas”, disse a presidência da Autoridade em um comunicado.

Espanha, Irlanda e Noruega estão entre os países ocidentais que reconhecem oficialmente um Estado palestino, o que levou Israel a retirar seus embaixadores de Madri, Dublin e Oslo no mês passado.