Apoio dos japoneses ao premiê Kishida atinge novo recorde negativo, mostra pesquisa

Apoio caiu três pontos percentuais, para 21%, segundo a emissora pública NHK; índice de desaprovação do governo subiu cinco pontos em relação a maio, chegando a 60%

Reuters

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em Tóquio -  10/06/2024 (Franck Robichon/Pool via Reuters)
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em Tóquio - 10/06/2024 (Franck Robichon/Pool via Reuters)

Publicidade

Tóquio (Reuters) – O apoio dos eleitores ao primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, caiu três pontos percentuais, para 21%, o menor índice desde que ele assumiu o cargo em 2021, mostrou uma pesquisa da emissora pública NHK nesta segunda-feira (10), diminuindo suas chances de vencer uma disputa pela liderança do partido neste ano.

O governista Partido Liberal Democrata realizará uma eleição para sua liderança em setembro, e o vencedor deve se tornar o próximo premiê devido à maioria do partido na câmara baixa do Parlamento.

O índice de desaprovação do governo de Kishida subiu cinco pontos em relação a maio, chegando a 60% na pesquisa da NHK realizada de 7 a 9 de junho.

A popularidade de Kishida vem caindo desde o ano passado, após relatos de que algumas facções de seu partido não informaram centenas de milhões de ienes de eventos de arrecadação de fundos.