Eleições nos EUA
- Donald Trump vence Kamala Harris e é o novo presidente dos EUA.
- Vários chefes de chefes de Estado se manifestam sobre vitória de Trump.
- No Brasil, o presidente Lula e os ex-presidente Bolsonaro parabenizam.
Confira a repercussão da vitória de Trump
“Trabalharemos em nossas relações bilaterais estratégicas e em uma forte parceria transatlântica” – Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha
“O senhor sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos” – Javier Milei a Trump
As ações brasileiras que ganham e as que perdem com Trump presidente dos EUA
China trabalhará com EUA com base no respeito mútuo, diz chancelaria
TRUMP ELEITO – ex-presidente retorna à Casa Branca após levar Wisconsin, apontam projeções
O ex-presidente Donald Trump vencerá o principal estado de batalha de Wisconsin, projetam a CNN e a NBC. Com os 10 votos do estado, Trump alcançaria no mínimo 276 delegados, segundo estimativas, superando os 270 necessários para ser declarado vencedor. Em 2020, Wisconsin deu a vitória a Joe Biden por menos de um ponto, após ter votado em Trump em 2016.
Trump já havia comemorado a vitória em discurso a apoiadores mais cedo. Segundo a campanha, um novo comício deverá ser realizado ainda nesta quarta.
Putin não tem planos de parabenizar Trump, diz Kremlin
O presidente russo, Vladimir Putin, não tem planos de parabenizar Donald Trump por vencer as eleições presidenciais dos EUA. Projeções ainda não apontam certeza de vitória do ex-presidente, mas vários chefes de Estado já o felicitaram pelo que parece ser uma vitória certa. “Tiraremos as nossas conclusões com base nas palavras concretas e nas ações concretas [de Trump]”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, a jornalistas nesta quarta-feira (6). “Os Estados Unidos não são um país amigo”, completou.
Estado-chave de Wisconsin pode ser o próximo a ter definição – possivelmente a favor de Trump
Donald Trump lidera com 50,9%, contra 47,5% de Kamala Harris, com 97% das urnas apuradas. A esperança de Harris para obter os 10 votos em jogo depende de ampliar sua vitória no condado de Milwaukee, ondem vem ganhando por larga margem. Analistas, no entanto, consideram a tarefa difícil. Se Trump levar o estado (ou qualquer outra combinação que lhe dê pelo menos quatro votos), ele se consagraria vencedor, segundo projeções da imprensa americana.
New Jersey fica com Harris, projeta imprensa americana
CNN e NBC projetam que Kamala Harris levará os 14 votos provenientes do estado de New Jersey. Com isso, ela vai a 219 votos. São necessários 270 para vencer as eleições. Donald Trump já assegurou 266, segundo estimativas.
“Futuro vai ser muito 🔥”, diz Musk ao postar foto ao lado de Trump
Elon Musk está na Flórida ao lado do virtual novo presidente do Estados Unidos, Donald Trump. Ele publicou uma foto no X na manhã desta quarta-feira (6) em que aparece conversando com Trump e o podcaster Joe Rogan.
“Sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará prosperando em ambos os lados do Atlântico nos próximos anos” – Starmer, do Reino Unido
“Itália e os Estados Unidos são nações irmãs, ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade histórica” – Meloni, da Itália
“Parabéns pelo maior retorno da história!” – Netanyahu, de Israel
“Parabéns Presidente Donald Trump. Prontos para trabalhar juntos como temos conseguido fazer há quatro anos” – Macron, da França
Chefes de Estado parabenizam Trump pela vitória nos EUA
Com a ampla vantagem de Trump, chefes de estado já parabenizam o ex-presidente pela conquista do novo mandato na Casa Branca. Aliados, como Viktor Orbán, da Hungria, Georgia Meloni, da Itália, Narendra Modi, da Índia, e Netanyahu, de Israel, assim como o presidente da França, Emmanuel Macron e Keir Starmer, do Reino Unido, mandaram mensagens públicas de reconhecimento.
Harris levará Minnesota, projetam CNN e NBC
Com isso, a projeção é de que a vice-presidente obtenha mais dez delegados, e chegue a 205 votos. São necessários pelo menos 270 para vencer a eleição. Trump já assegurou 266, segundo estimativas.
4 estados-chave ainda estão em jogo, mas Trump pode nem precisar deles
Entre os sete estados considerados decisivos para decidir o vencedor, quatro ainda estão indefinidos: Arizona, Michigan, Wisconsin e Nevada. No entanto, Trump não precisará levar nenhum desses estados se conseguir obter os delegados do Alaska e do 2º Distrito de Maine, com os quais garantiria os 270 necessários para ser eleito.
Atualmente com 266 votos, segundo projeções, Donald Trump está a um passo de garantir 269 delegados – um a menos do que o necessário para ser considerado vencedor -, com a expectativa de que, a qualquer momento, ele levará os três votos do Alaska, que tradicionalmente vota em republicanos. Em seguida, espera-se que Trump leve o 2º Distrito de Maine, que dá um voto, garantindo portanto os 270 delegados.
Kamala Harris só falará mais tarde nesta quarta-feira
Campanha recomendou a apoiadores que fossem às suas casas, e que a candidata só irá a público durante o dia. Segundo a CNN, há um clima tenso na campanha da vice-presidente, especialmente entre grandes doadores. Mas a corrida não é dada como terminada.
Trump encerra sua fala na Flórida
Ex-presidente mostrou confiança de que será eleito novamente e derrotará Kamala Harris. Imprensa americana, no entanto, ainda não vê a corrida como definida – embora Trump tenha ampla vantagem no momento.
Kamala levará Connecticut, projeta CNN
Estimativa levaria a contagem da democrata para 195 delegados. São necessários pelo menos 270 votos eleitorais para vencer a eleição presidencial de 2024. Projeções da imprensa americana apontam que Donald Trump já assegurou 266 votos.
“Deus salvou minha vida por um motivo, e o motivo é salvar a América” – Donald Trump
“Temos uma nova estrela: Elon [Musk]” – Donald Trump
“Ele é uma das pessoas mais importantes do país”, disse Trump em elogio ao seu aliado, CEO da Tesla e da SpaceX.
“Se a coisa piorar, vamos ter que fechar nossas fronteiras e impedir que esse pessoal continue a entrar” – Donald Trump
“Vou ajudar a curar este país” – Donald Trump
Trump declara vitória antes de projeções e resultado oficial
“Quero agradecer muito a todos vocês. Este é um movimento como ninguém nunca viu antes. E, francamente, este foi, acredito, o maior movimento político de todos os tempos. Superamos obstáculos que ninguém imaginava serem possíveis. Portanto, quero agradecer ao povo americano pela extraordinária honra de ter sido eleito seu 47º presidente e seu 45º presidente”, disse Trump.
Trump fala para apoiadores na Flórida
O ex-presidente Donald Trump está atualmente fazendo comentários para um grupo de seus apoiadores em West Palm Beach, Flórida. Sua equipe moveu membros da festa de exibição de Mar-a-Lago para o centro de convenções no início desta noite, apurou a CNN. Enquanto a apuração continua, Trump comemora a vitória em estados-chave e a projeção de que os republicanos irão controlar ao menos o Senado.
CNN e NBC projetam que Trump venceu na Pensilvânia
Com o terceiro estado-pêndulo, Donald Trump alcançaria 266 delegados, muito próximo dos 270 necessários para garantir a vitória sobre Kamala Harris. A imprensa americana espera que os votos restantes venham de Nevada e Maine, o que o levaria a 272 delegados
Partido Republicano terá a maioria do Senado
Os republicanos reconquistaram o controle do Senado dos Estados Unidos na eleição desta terça-feira. Segundo projeção da CNN, o partido agora tem 51 cadeiras, com os democratas ficando com 49. No caso de uma possível vitória de Donald Trump, isso pode impulsionar as pautas defendidas pelo ex-presidente.
As boas notícias para o partido começaram bem cedo, com o anúncio da vitória de Jim Justice na Virgínia Ocidental, para assumir uma cadeira que era do ex-democrata que se tornou independente, Joe Manchin.
Em Ohio, o senador democrata Sherrod Brown, que serviu na Câmara por três mandatos, deve perder seu assento para o republicano Bernie Moreno, um empresário fortemente apoiador de Trump. Além disso, os republicanos Rick Scott, da Flórida, e Ted Cruz, do Texas, bateram com facilidade seus adversários democratas.
Em Nebraska, a CNN projeta que a senadora republicana Deb Fischer derrotará um desafio mais forte do que o esperado do independente Dan Osborn.
Dólar dispara com avanço de Trump na apuração
O Bloomberg Dollar Spot Index subiu 1,2%, após um ganho máximo de 1,6% mais cedo. Os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos subiram 11 pontos-base, para 4,37%. A valorização do dólar pressionou moedas globais, enfraquecendo o euro, o iene, o dólar australiano e o franco suíço em pelo menos 1%, enquanto o peso mexicano recuou cerca de 3%.
Fox News projeta que Trump venceu no estado-pêndulo da Pensilvânia
A Pensilvânia é o terceiro estado-pêndulo nas eleições presidenciais dos EUA onde o ex-presidente Donald Trump venceu nessa terça-feira, segundo projeção feita pela Fox News. O Estado garante 16 votos no Colégio Eleitoral. Com 94% dos votos contabilizados, Trump está com 50,9% dos votos no Estado, enquanto Kamala Harris está com 48%. Pela Fox News, Trump está agora com 267 votos, dos 270 necessários para a vitória. Kamala Harris tem 216.
Bitcoin bate recorde de US$ 75 mil em reação à vantagem de Trump
Criptomoeda dispara em meio a expectativas de volatilidade e projeções de vitória republicana em estados-chave.
CNN e Fox News projetam que Trump ganhou na Geórgia, 2º estado-pêndulo
O ex-presidente Donald Trump conseguiu a vitória no segundo estado-pêndulo das eleições nos EUA: a Geórgia, segundo projeções da CNN e da Fox News. O republicano liderou a apuração no Estado praticamente desde o início da contagem. Com 98% dos votos contabilizados, Trump está com 50,8% dos votos no Estado, enquanto Kamala Harris está com 48,3%. A Geórgia garante 16 votos no Colégio Eleitoral. Pela CNN, Trump já garantiu 246 votos, contra 182 de sua concorrente. Na Fox News, são 248 x 216.
Pesquisas mostram que Trump rompeu “Muralha Azul” entre latinos e negros
O bom desempenho que o ex-presidente Donald Trump está mostrando nos estados-chave dessa eleição, especialmente onde deveria prevalecer a “Muralha Azul” democrata (na Pensilvânia, Wisconsin e Michigan), está muito ligada à conquista dos votos entre os eleitores latinos e negros desses Estados. Trump está superando nesses locais seus resultados obtidos em 2020. Segundo pesquisas de boca de urna da NBC, a mudança mais dramática está em Wisconsin, onde Trump praticamente dobrou seu apoio entre os eleitores negros de 8%, em 2020, para 21%, em 2024.
Republicanos devem tomar a cadeira do Senado em Ohio; projeção da CNN é que Bernie Moreno será eleito
CNN projeta vitórias de Harris no Novo México, distrito 2 de Nebrasca, Virgínia e Havaí; Trump ganha em Idaho
CNN e Fox projetam vitória de Trump na Carolina do Norte, 1º estado crucial definido
O ex-presidente Donald Trump venceu a disputa na Carolina do Norte, o primeiro dos sete Estados do chamado campo de batalha nas eleições presidenciais dos Estados Unidos a apontar para um vencedor, segundo projeções tanto da CNN como da Fox News. Com 90,09% dos votos apurados, Trump está com uma vantagem de 50,80% dos votos, ante 48,05% de Kamala Harris. O estado garante 16 votos no Colégio Eleitoral. Pela CMM, Trump tem garantidos 227 votos contra 153 de Harris. Na Fox, a vantagem é de 232 a 211
Campanha de Kamala Harris aposta tudo nas grades cidades da “Muralha Azul”
O comando da campanha da vice-presidente democrata Kamala Harris joga todas suas fichas nesse momento nos estados conhecidos como a “Muralha Azul” (Pensilvânia, Michigan e Wisconsin), apelido dado em referência à cor do partido. Num memorando por e-mail que a presidente da campanha, Jen O’Malley Dillon, escreveu para a equipe, ela detalhou a leitura do comando. “Sabíamos o tempo todo que nosso caminho mais claro para os 270 votos eleitorais passava pelos estados da ‘Muralha Azul’. E nos sentimos bem com o que estamos vendo”, escreveu, de acordo com o jornal The Washington Post. O’Malley Dillon espera bons resultados dos votos recebidos na Filadélfia, Detroit e Milwaukee, esses últimos provavelmente apenas nas primeiras horas da manhã da quarta-feira.
Deputado Andy Kim deve se tornar o 1º asiático-americano eleito senador por Nova Jersey
O deputado democrata Andy Kim deve vencer a corrida para o Senado dos EUA em Nova Jersey, derrotando o republicano Curtis Bashaw, na vaga do ex-senador Bob Menendez, projeta a NBC News. Com isso, ele será o primeiro senador asiático-americano do estado. Em sua primeira entrevista depois que sua vitória foi projetada, Kim disse que ainda estava absorvendo tudo. Kim é filho de imigrantes coreanos e cresceu em South Jersey. O número de asiático-americanos em Nova Jersey quase dobrou de 2000 a 2022. No segundo condado mais populoso do estado, Middlesex, eles representam quase 38% do eleitorado. No condado de Bergen, o mais populoso, eles representam quase um quarto.
Trump vence em Idaho e Harris ganha na Califórnia, projetam Fox e NBC News
No momento, Trump lidera em 6 dos 7 estados cruciais da eleição
Embora a apuração em cada Estado esteja em momentos diferentes, o ex-presidente Donald Trump está agora liderando em seis dos sete estados considerados cruciais para decidir a eleição presidencial do Estado Unidos. O Estado com apuração mais adiantada é a Geórgia, com quase 90% dos votos contados. Trump lidera com 51,10% ante 48,19% de Kamala Harris. Na Carolina do Norte, o republicano tem 50,7% do votos, contra 48,12% da democrata. Isso com 85% dos votos contabilizados. Trump passou Kamala na Pensilvânia por uma margem pequena (50,72% a 48,34%), mas com quase 66% dos votos contados. Em Wisconsin, sua vantagem é de 50,26% a 48,27%, com 57,6% dos votos já totalizados. Em Michigan, Trump lidera com 50,92% contra 47,34%. Com metade dos votos apurados, Trump está também na frente no Arizona (49,6% a 49,5%), mas com uma diferença muito pequena. A apuração em Nevada ainda não começou.
Kamala Harris deve vencer em New Hampshire, diz Fox News
Fox News projeta vitórias de Trump em Iowa e Utah; CNN anuncia que ele vencerá em Ohio
Assista: Trump já soma 198 delegados e Kamala tem 109, mostram projeções
Trump vencerá no Mississippi e Harris no Colorado, projeta CNN
Delaware deve eleger primeira representante transgênero da história do Congresso dos EUA
Segundo uma projeção da ABC News, o Estado de Delaware deve escolher Sarah McBride como a primeira pessoa abertamente transgênero a ser eleita para o Congresso dos Estados Unidos. A hoje senadora estadual será a representante do único distrito congressional do Estado. McBride foi porta-voz nacional da Campanha de Direitos Humanos e atuou nos escritórios do ex-governador Jack Markell e do falecido procurador-geral Beau Biden, além de estagiar na Casa Branca na gestão Obama-Biden.
CNN projeta vitória de Trump em Montana, Louisiana e Utah
Trump vira na Pensilvânia e agora lidera com 50,1% contra 49,0% de Harris
A apuração de votos na Pensilvânia está carregada de emoção. O ex-presidente Donald Trump ultrapassou a vice-presidente Kamala Harris, que vinha liderando. Com 46% dos votos contados, o republicano está com 50,1% e a democrata está com 49,0%. A diferença de votos estava em pouco mais de 37 mil há pouco. O Estado é crucial porque representa 19 votos no Colégio Eleitoral.
Urnas já estão fechadas em mais de 40 estados
Estamos nos aproximando do fim da votação, com as urnas fechadas em mais de 40 estados (e no Distrito de Columbia) de um total de 50.
As projeções serão feitas rapidamente na próxima hora, mas alguns estados levarão mais tempo para contar os votos do que outros.
Nevada, em particular, pode levar dias para divulgar seus resultados finais. As eleições no estado acontecem principalmente por correio, e a contagem continuará até sábado para os votos que chegaram atrasados, mas foram carimbados com a data do dia da eleição. O estado também não divulga nenhum resultado até que o último eleitor na fila tenha votado.
Às 22h nos EUA, 00h as urnas fecharam em mais três estados, incluindo o último estado decisivo, Nevada.