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A Ryanair está processando um passageiro que ela alega ter atrapalhado um voo entre Dublin e Lanzarote, Espanha, buscando € 15 mil (R$ 94 mil) em indenizações para cobrir as despesas resultantes quando o avião foi desviado para Portugal.
A companhia aérea disse nesta quarta-feira (8) que entrou com um processo em um tribunal da Irlanda contra o passageiro, cujo comportamento no voo em abril passado foi descrito como “completamente inaceitável”.
A indenização cobriria o custo de acomodação para a noite e outras despesas que tiveram que ser pagas para os passageiros a bordo do voo após a aeronave ser desviada para a cidade do Porto.
A Ryanair afirmou que “continuará a tomar medidas firmes para combater o comportamento indisciplinado de passageiros a bordo das aeronaves”.
A companhia aérea disse que o comportamento do passageiro forçou o voo em questão a desviar para o Porto e fez 160 passageiros “enfrentarem uma interrupção desnecessária, além de perderem um dia inteiro de suas férias”.
Anunciando o que a companhia aérea descreveu como uma “grande repressão”, um porta-voz disse: “É inaceitável que passageiros – muitos dos quais estão viajando com familiares ou amigos para desfrutar de férias relaxantes de verão – estejam sofrendo interrupções desnecessárias e redução no tempo de férias como resultado do comportamento de um passageiro indisciplinado.”
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O porta-voz disse que a Ryanair espera que os processos civis no tribunal irlandês desestimulem comportamentos disruptivos futuros em voos. O nome do passageiro não foi divulgado.
De acordo com as leis da UE, os passageiros têm direito a compensação por voos dentro da UE que sejam cancelados ou atrasados em três horas ou mais. A acomodação em hotel deve ser oferecida gratuitamente se uma estadia noturna se tornar necessária, assim como transporte entre o hotel e o aeroporto, além de uma refeição e bebidas gratuitas.