Atirador matou 1 pessoa e deixou 2 feridas antes de ser morto, diz Serviço Secreto

Tiros irromperam em um comício de Donald Trump neste sábado, provocando pânico na multidão e deixando o candidato presidencial republicano com sangue no rosto

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Serviço Secreto dos Estados Unidos emitiu um comunicado confirmando que o suposto atirador fez vários disparos em direção ao palco “de uma posição elevada fora do local do comício” onde o ex-presidente Donald Trump estava.

O atirador matou uma pessoa na plateia e deixou outras duas gravemente feridas, diz o comunicado. Os agentes mataram o agressor no local.

Confira a declaração na íntegra:

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“Durante o comício de campanha do ex-presidente Trump em Butler, Pensilvânia, na noite de 13 de julho, aproximadamente às 18h15, um suposto atirador disparou vários tiros em direção ao palco, a partir de uma posição elevada fora do local do comício.

“O pessoal do Serviço Secreto dos EUA neutralizou o atirador, que já faleceu. O Serviço Secreto dos EUA respondeu rapidamente com medidas de proteção e o ex-presidente Trump está seguro. Um espectador foi morto e dois espectadores ficaram gravemente feridos. Este incidente está atualmente sob investigação e o Serviço Secreto notificou o FBI.”

Tiros irromperam em um comício de Donald Trump neste sábado, provocando pânico na multidão e deixando o candidato presidencial republicano com sangue no rosto, antes de ele emergir e, desafiadoramente, erguer o punho no ar antes de ser conduzido a um carro que o aguardava.

Continua depois da publicidade

Trump agarrou sua orelha antes que os seguranças o levassem embora. O Serviço Secreto e a campanha do ex-presidente disseram que Trump estava seguro após os tiros em Butler, Pensilvânia, cerca de 50 km ao norte de Pittsburgh.

Um vídeo ao vivo mostrou sangue espalhado na bochecha direita e na orelha de Trump.

Os disparos ocorrem menos de quatro meses antes da eleição de 5 de novembro, quando Trump enfrentará uma revanche eleitoral com o presidente democrata Joe Biden.

Continua depois da publicidade

O porta-voz da campanha de Trump disse que o candidato republicano estava bem e que estava sendo examinado em um centro médico local.

“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão em seguida”, disse o porta-voz Steven Cheung em um comunicado.

O ex-presidente tinha acabado de começar seu discurso quando os tiros irromperam e Trump e outros participantes do comício foram ao chão. Agentes do Serviço Secreto o cercaram e Trump desapareceu atrás do púlpito por cerca de um minuto antes de ser levado às pressas para o veículo que o aguardava

Continua depois da publicidade

Trump e Biden estão em uma disputa eleitoral acirrada, com a maioria das pesquisas de opinião, incluindo as da Reuters/Ipsos, mostrando os dois empatados.

Trump deve receber a indicação republicana formalmente na Convenção Nacional Republicana que começa em Milwaukee na segunda-feira.

REAÇÃO DE BIDEN

O presidente dos EUA disse que havia sido informado sobre o tiroteio no comício de Trump na Pensilvânia. Em um comunicado, Biden disse que estava “grato por saber que ele está seguro e bem. Estou orando por ele e sua família e por todos os que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações”.

Continua depois da publicidade

Biden acrescentou: “Jill e eu somos gratos ao Serviço Secreto por tê-lo colocado em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência nos Estados Unidos. Devemos nos unir como uma nação para condená-la”.

O presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Johnson, criticou duramente o ocorrido.

“Esse ato horrível de violência política em um comício pacífico de campanha não tem lugar neste país e deve ser condenado de forma unânime e enérgica”, disse Johnson nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Leia Mais sobre o caso:

A identidade e os motivos do atirador não ficaram imediatamente claros.

“O Serviço Secreto implementou medidas de proteção e o ex-presidente está seguro”, disse um porta-voz do Serviço Secreto no X após o que a agência chamou de incidente. “Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis.”

A CNN informou que Trump ficou ferido, mas não deu outros detalhes. Não ficou claro como ou quais ferimentos ele pode ter sofrido.

O local foi abandonado, com cadeiras derrubadas e fita amarela da polícia ao redor do palanque. Um helicóptero sobrevoava o local e policiais caminhavam pela área, de acordo com as imagens em vídeo.

Trump, que foi presidente de 2017 a 2021, superou facilmente seus rivais para a indicação republicana no início da campanha e unificou amplamente em torno de si o partido que havia vacilado brevemente em seu apoio depois que seus apoiadores atacaram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, tentando reverter sua derrota nas eleições de 2020.

(com Reuters)